11/09/2017 - 16:00 - Atualizado em 15/09/2017 - 11:06
UFU sediará edição 2019 do evento
Fabiano Goulart
Curso de Engenharia de Alimentos de Patos de Minas

Equipe da faculdade de Engenharia Química da UFU em Patos de Minas participa de congresso em Sergipe (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio da Faculdade de Engenharia Química, esteve bem representada no XXI Simpósio Nacional de Bioprocesso (SINAFERM) e XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa (SHEB), ocorridos de 3 a 7 de setembro de 2017, na cidade de Aracaju - SE. Participaram do evento 4 professores que atuam no curso de Engenharia de Alimentos, 6 professores que atuam no curso de Engenharia Química, 9 alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, 5 alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e 1 aluno do curso de graduação em Engenharia de Alimentos. Foram apresentados 32  trabalhos científicos.

Além de ser o palco para a apresentação de novos equipamentos e insumos voltados para o trabalho científico e industrial por parte das diversas empresas que atuam na área, segundo a professora Líbia Diniz Santos, do curso de Engenharia de Alimentos ofertado no campus Patos de Minas, “foi uma excelente oportunidade de aprendizado para alunos e professores participarem do SINAFERM/SHEB, que reúne profissionais com diferentes formações e que atuam nas várias etapas dos Bioprocessos. Estes simpósios propiciam a apresentação e discussão dos últimos avanços em pesquisas realizadas nas universidades, institutos de pesquisa e empresas e promovem interações entre ciência, tecnologia e inovação na área de bioprocessos, mostrando as diferentes perspectivas na abordagem dos problemas da área e qualificando-a no que se refere à competência científica e tecnológica, ressalta Santos.

Equipe Engenharia de Alimentos durante o XXI Simpósio Nacional de Bioprocesso e XII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassa (Foto: divulgação)

Histórico

A primeira edição do Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) – ainda com o nome referente ao Simpósio Nacional de Fermentações – ocorreu em São Paulo em 1964. Em 1983 foi criado o Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB) com o intuito de discutir fontes e processos alternativos para a produção de biocombustíveis. Este evento congrega a comunidade interessada no desenvolvimento de tecnologias associadas ao aproveitamento da biomassa vegetal ou microbiológica.

A fusão desses eventos ocorreu em 2013 com a realização conjunta dos simpósios na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Desta forma, o SINAFERM/SHEB passou a ser o maior evento em bioprocessos do país, de periodicidade bianual.

O processo e o campo de estudo

O Bioprocesso compreende as diversas etapas envolvidas na obtenção de um produto gerado por um micro-organismo, uma célula ou uma enzima, partindo da extração ou biossíntese até a obtenção de um bioproduto com pureza adequada ao seu emprego. É uma área de pesquisa eminentemente inter e multidisciplinar, pois a obtenção do produto final requer o trabalho integrado de diversos profissionais de química, microbiologia, bioquímica, farmácia, biotecnologia, engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia ambiental, engenharia de materiais, entre outras.

UFU sediará Edição 2019

Foi anunciado no final do evento que o próximo SINAFERM/SHEB de 2019 será realizado na cidade de Uberlândia gerenciado pelos professores Eloízio Júlio Ribeiro e Vicelma Luiz Cardoso auxiliados pelos docentes dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Uberlândia.

Faculdade de  Engenharia Química da UFU sediará SINAFERM/SHEB de 2019 (Foto: divulgação)