15/09/2017 - 17:16 - Atualizado em 15/09/2017 - 17:34
Espetáculo ‘Benedites’ marca presença em festivais nacionais
Produzida por coletivo da UFU, peça foi selecionada para a primeira Cena Universitária Nacional de Brasília
Daniel Pompeu

benedites

Cena do espetáculo "Benedites", produzido e apresentado por alunos da UFU (Foto: Luiz Alves)

A peça teatral “Benedites” é a única representante mineira selecionada para a primeira edição do festival Cena Universitária Nacional de Brasília (CéU). O evento acontece na capital entre os dias 16 e 22/11 deste ano. O espetáculo é produzido e apresentado pelo “Ocupa Teatro”, coletivo formado durante as ocupações estudantis do final de 2016 contra medidas como a Proposta de Emenda Constitucional 241/55 (PEC 241/55), conhecida como a PEC do teto de gastos do governo. Entre as críticas à emenda aprovada está a possibilidade de redução de recursos para a saúde e educação públicas nos próximos 20 anos.

O coletivo, formado por estudantes de Teatro e de outros cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou-se na 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Fortaleza e na 4ª Mostra de Teatro Casa Aberta em Uberlândia. Em julho apresentaram-se no 30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) também como únicos representantes de Minas Gerais. Flávio Rabelo, doutor em Artes da Cena pela Universidade de Campinas (Unicamp) e um dos avaliadores do Fitub, classificou “Benedites” como “uma dessas forças da natureza que fogem do nosso controle, nos assustam e nos seduzem”. Rabelo ainda destaca a necessária proximidade entre arte, ativismo e diversidade mostrada na peça, além do grande apelo visual e sonoro da produção.

De acordo com Rubia Bernardes Nascimento, estudante da UFU e uma das integrantes do elenco, “Benedites” teve recepção marcante no Fitub. “Considero a receptividade [que tivemos] muito positiva. Conversando com o público, dá para perceber que é chocante para aquelas pessoas, mas é preciso apresentar a realidade retratada na peça”, explica. Abordando questões como a marginalização social de mulheres, negros, pessoas LGBT e dependentes químicos, “Benedites” tem como inspiração e parte da trilha sonora o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares. Segundo Nascimento, a peça começou a ser construída através de oficinas em que participaram alunos da UFU integrantes do coletivo “Ocupa Teatro” e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que também faziam parte de ocupações estudantis no final de 2016. Na época, a troca de experiências envolveu temáticas como gênero, etnia, sexualidade e feminismo.

Carta de Agradecimento

Os integrantes do “Ocupa Teatro” redigiram uma carta de agradecimento direcionada àqueles que ofereceram apoio e ajudaram a concretizar a apresentação no Fitub. A carta cita professores, coordenadores e técnicos dos cursos de Teatro, Dança e Artes Visuais, todos do Instituto de Artes da UFU (Iarte/UFU). O coletivo agradece ainda à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) e aos apoiadores independentes, que ajudaram a viabilizar a viagem do grupo através de uma vaquinha virtual. O texto completo pode ser encontrado em anexo a esta matéria (Carta de Agradecimento - Coletivo Ocupa Teatro).

Apresentações em Uberlândia

Para os interessados em assistir “Benedites”, antes de embarcar para o festival CéU, o coletivo realiza uma temporada de apresentações em Uberlândia. O espetáculo será realizado no Grupontapé de Teatro (Rua Tupaciguara, número 471, Bairro Aparecida) em 17 e 23/9 às 19 horas nos dois dias. Os ingressos serão vendidos no local uma hora antes do início da peça pelo valor de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia para estudantes que apresentarem documento de Identificação Estudantil). A peça contém cenas de nudez e a classificação etária é de 18 anos. Mais informações na página do evento no Facebook.