26/09/2017 - 12:33 - Atualizado em 28/09/2017 - 13:31
Setembro Azul destaca lutas e conquistas dos surdos
Ações acontecem até quinta-feira (28/09)
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

Nesta semana são comemorados o Dia Nacional (26/09) e o Dia Internacional (30/09) do surdo. Pensando nisso, a Universidade Federal de Uberlândia está promovendo o 2º Setembro Azul, com o objetivo de destacar as lutas e conquistas dos surdos pelos direitos linguísticos e culturais. As atividades começaram na manhã desta terça e vão até quinta-feira (28/09).

O evento está sendo realizado com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como Raquel Bernardes e Letícia Leite, que são lotadas no Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae/UFU). Nesta manhã, elas discutiram sobre acessibilidade atitudinal com os participantes.

Letícia Leite falou sobre acessibilidade atitudinal e realizou dinâmicas com o público. (Foto: Marcela Pissolato)

A coordenadora do evento, professora Eliamar Godoi, explica que o Setembro Azul é realizado para lembrar a forma do movimento da comunidade surda, reconhecer e valorizá-los a juntamente com sua identidade, cultura e a sua língua.

Segundo a professora, a programação segue até quinta-feira (28/09) com mesas-redondas, palestras e atividades culturais “no sentido de trazer para o surdo informações importantes a respeito de legislação, dos direitos do surdo e a importância da participação do surdo na comunidade”.

Professores e representantes do Cepae também participam das atividades durante a semana. (Foto: Marcela Pissolato)

Os interessados em participar das demais atividades podem se inscrever na porta do evento, que nesta terça e quarta-feira (26 e 27/09) acontece no Auditório do 3Q e na quinta-feira (28/09) no Auditório 3C (Biblioteca) no Campus Santa Mônica.

A programação completa está disponível no portal de eventos da UFU.