10/10/2017 - 15:50 - Atualizado em 17/10/2017 - 08:34
Equipe Epta participa de competição nacional de foguetemodelismo
Atuação do grupo da UFU foi parabenizada e recebeu destaque com menção honrosa
Natália Spolaor (Estagiária de Graduação)

Lançamento do Foguete Padrão 2 no Centro de Controle Avançado Foto: Gabriel Antônio

A Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (Epta), aprovada no Conselho da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participou da Competição Nacional de Foguetemodelismo em Natal entre os dias 25/9 e 1/10.

O evento ocorreu na base militar do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), filiada à Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf). Estavam presentes 15 universidades federais e estaduais de todo o Brasil.

A Epta, que é composta por nove alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Mecatrônica e Mecânica, ficou responsável pelo subsistema de recuperação do foguete, a fim de que, por meio de um paraquedas, ele não viesse a falhar. A equipe também participou do lançamento do Foguete Padrão 2, que foi coordenado juntamente com militares, dentro do Centro de Controle Avançado (CAV), instalação que é destinada a executar as cronologias de lançamento dos foguetes lançados na base.

Os alunos estudam, desenvolvem projetos e sistemas em propulsão e tecnologia aeroespacial, com a coordenação da professora Ana Marta de Souza. No evento, eles obtiveram destaque por seus trabalhos e receberam uma menção honrosa pela participação em conjunto na Cooperação Tecnológica Nacional.