17/10/2017 - 09:29 - Atualizado em 17/10/2017 - 11:28
Instituições promovem mobilização nacional no Dia C da Ciência
Atividades do dia 25 fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Diélen Borges

Universidades, centros e institutos de ciência e tecnologia de todo o Brasil vão se unir, em 25 de outubro, em um conjunto de atividades pelo Dia C da Ciência. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como esses estudos influenciam a vida das pessoas.

O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. A data fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece anualmente.

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, ressalta a importância da mobilização em um momento de cortes significativos de recursos para ciência, tecnologia e inovação. “Se confirmados, os cortes anunciados serão catastróficos para nosso sistema nacional de pesquisa e comprometem nossa independência tecnológica e até mesmo a segurança nacional”, afirma o reitor.

“Este é o momento de reagirmos, de manifestarmos nossa insatisfação, de exigir das instâncias do governo e do Congresso Nacional atitudes que garantam a sobrevivência de nossas agências oficiais de fomento à pesquisa e à inovação”, defende Steffen. O reitor acredita que há o risco de redução drástica do número de bolsas, comprometimento dos editais de pesquisa e até mesmo o fim de laboratórios e grupos de pesquisa.

Segundo o diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del Claro, o Dia C da Ciência deve mostrar às pessoas que a ciência está em tudo. “Sem ciência não há vida humana possível, nem o uso do fogo existiria, não haveria medicamentos, transportes, comunicação. Sem ciência viveríamos nas trevas”, declara o professor.

Em Uberlândia, as atividades do Dia C da Ciência e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incluem o evento Brincando e Aprendendo - promovido pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) nos dias 26, 27 e 28 no Uberlândia Shopping - e a Semana Científica de Estudos Biológicos - que acontece de 23 a 28 de outubro no Campus Umuarama.

Para mais informações sobre a mobilização nacional, acesse www.diacdaciencia.org.