02/10/2017 - 11:30 - Atualizado em 30/10/2017 - 09:47
Últimos dias de inscrição para a prova de proficiência em Espanhol
Prazo encerra no dia 30 de outubro
Natália Spolaor

Exame traz questões orais e escritas (Foto: Pixabay)

A partir deste ano, o Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU) se tornou um dos três centros de aplicação oficial do Certificado de Español Lengua y Uso (Celu) em Minas Gerais. Essa certificação avalia a proficiência em espanhol, como língua estrangeira, daqueles que precisam comprovar, perante entidades acadêmicas, instituições, empresas públicas ou privadas, sua habilidade no uso desse idioma.

Existem diferentes centros para aplicação do exame em países como Argentina, Brasil, Europa e Ásia, sendo que, no Brasil, são dezesseis centros de aplicação. O certificado é oferecido pelo Consórcio Interuniversitário Else – Español Lengua Segunda y Extranjera, sendo que são credenciados dois níveis: intermediário e avançado.

O exame acontecerá no dia 10 de novembro e as inscrições podem ser feitas até 30 de outubro, no valor de R$ 160, por meio do site. A prova é aplicada em um só dia, reunindo um conjunto de atividades orais e escritas, no qual o estudante lê e escreve textos de diferentes gêneros, escuta uma gravação no rádio e mantém uma entrevista de 15 minutos com dois professores que avaliam seu desempenho oral em espanhol.

Todos os textos presentes no teste são autênticos e compreensíveis como língua geral, utilizados na mídia em âmbitos acadêmicos e de trabalho. Como forma de avaliação, na oralidade, observam-se a gramática, o léxico, a adequação contextual e interativa, a fluidez e a pronúncia/entonação. Já na escrita, é qualificada a adequação discursiva, gramatical e lexical de conteúdo e registro.

No certificado de aprovação vem o nome, o documento de identidade, a nacionalidade do candidato, a data do exame, o nível (intermediário ou avançado) e uma menção de distinção em cada nível, com as qualificações: bom, muito bom ou excelente. Em cada data, um dos reitores das universidades do Consórcio Interuniversitário assina os certificados que, em seguida, são entregues ao Ministério da Educação da República Argentina para carimbagem e assinatura oficial.