17/10/2017 - 12:01 - Atualizado em 18/10/2017 - 12:34
Gestores da pós-graduação na UFU participam do 'Capes Day'
Evento temático é o segundo promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU neste semestre; em setembro foi realizado o 'CNPq Day'
Hermom Dourado

Diretor substituto de Programas e Bolsas no País, Adalberto Grassi Carvalho foi o responsável pela apresentação realizada na abertura do evento. (Foto: Marco Cavalcanti)

Com organização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp-UFU), uma comitiva enviada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está prestando informações e esclarecimentos aos responsáveis pelos programas de pós-graduação da instituição nesta terça-feira, 17/10, na primeira edição do "Capes Day" em uma universidade da rede federal. O evento começou às 9h e prossegue ao longo da tarde, na Sala de Reuniões dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

De acordo com o atual gestor da Propp, professor Carlos Henrique Carvalho, eventos como o "Capes Day" e o "CNPq Day", realizado no último dia 4 de setembro, têm como principal meta propiciar o diálogo direto dos gestores da pós-graduação na UFU com os representantes dos principais órgãos e agências de fomento. "Em novembro teremos o 'Fapemig Day', ainda em data a ser confirmada. Somos muito gratos a todos os que têm aceitado o nosso convite e vindo aqui para repassar estas informações que são tão importantes para o crescimento e o fortalecimento nos nossos programas", pontuou.

Em sua fala, a diretora de Pós-Graduação da UFU, professora Eloísa Ferro, manifestou preocupação com uma matemática desfavorável. "Apesar de termos 6347 discentes de pós-graduação, o equivalente a 205 do quantitativo de Minas Gerais, captamos somente 9% dos recursos. Mais da metade dos corpo docente da nossa universidade está envolvido com a pós e estas pontes que estamos criando com as agências de fomento é salutar para que melhoremos os nossos índices e sigamos avançando quantitativa e qualitativamente", disse.

Comitiva
O início da apresentação dos membros da equipe da Capes foi realizado pelo professor Adalberto Grassi Carvalho, coordenador-geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional e diretor-substituto de Programas e Bolsas no País. "Nosso foco aqui hoje são os programas de investimento para bolsas e custeio. Primeiro vamos explicar o funcionamento deles e depois estaremos abertos para o debate, o esclarecimento das dúvidas coletivas, as oficinas temáticas e os atendimentos individuais", sintetizou. Também marcaram presença na comitiva os seguintes servidores da coordenação: Paulo Khoury Freire (coordenador de Programas de Apoio a Excelência); Patricia Reis Paiva (coordenadora de Apoio Institucional à Pós-Graduação); Julio Cesar Piffero de Siqueira (coordenação de Programas Especiais); Mircea Claro Molleri (divisão de Supervisão de Resultados); e Dayane Kisse dos Santos Honorio (técnica administrativa).

>>> Veja matéria na TV Universitária