17/10/2017 - 16:55 - Atualizado em 20/10/2017 - 08:38
Pré-lançamento do evento acontece na Prefeitura Municipal
Natália Spolaor

Foto: Divulgação

O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Uberlândia. O evento acontece às 12h desta sexta-feira (20/10), no hall da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU).

De acordo com a professora Silvia Martins, coordenadora da SNCT no município, no pré-lançamento, o público vai poder conferir e interagir com a mostra "Museu Dica vai à Prefeitura", que é composta por equipamentos interativos que permitem discutir temas da ciência de forma descontraída e divertida.

Já a cerimônia oficial de abertura da SNCT será na segunda-feira (23/10), às 15h, no auditório Cícero Diniz, da PMU. O evento contará com a apresentação das atividades da Semana, mostras científicas e um show da Orquestra de Viola em Noite de Lua, com o maestro Walteny Marcos Tiago.

O pré-lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e as programações previstas para o evento são gratuitos e abertos ao público em geral. Outras informações podem ser encontradas no site ou pelo e-mail dica@infis.ufu.br.

Foto: Arquivo do Museu Dica

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o Brasil, sendo uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desde 2014. O objetivo é popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando ao público como esses assuntos se aplicam no dia a dia, além de incentivar a melhoria da qualidade do ensino no país.

Neste ano, o evento completa sua 14º edição, trazendo o tema “A Matemática está em tudo”, que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro. Em Uberlândia, a SNCT é realizada desde 2009, contando com eventos como o “Brincando e Aprendendo” e a Feira “Ciência Viva”, com atividades e experimentos interativos, dinâmicos e lúdicos. Além disso, são promovidos vídeos, palestras, jogos, brincadeiras, observações com telescópios, para aproximar a população de temas científicos.

A SNCT é realizada pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física (Infis), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.