07/11/2017 - 10:32 - Atualizado em 07/11/2017 - 10:36
Edital com regras para contratação de professor visitante está disponível
Objetivo é o desenvolvimento dos programas de pós-graduação
Marco Cavalcanti

Conforme Márcio Magno Costa, o professor visitante pode ser um indutor de melhorias nos programas de pós-graduação (foto: Marco Cavalcanti)

Está disponível no endereço www.ingresso.ufu.br o edital de Condições Gerais para realização de Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Visitante ou Professor e Pesquisador Visitante Estrangeiro. O objetivo é o desenvolvimento dos programas de pesquisa e pós-graduação, viabilizando o intercâmbio científico e tecnológico.

As normas complementares, bem como a área e/ou subárea, número de vagas, curso, campus e unidade no qual o candidato deverá atuar estarão dispostos em editais específicos das unidades acadêmicas.

O regime de trabalho é de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva

e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada. Cada unidade com um programa ou mais de pós-graduação poderá contratar um professor.

O candidato deverá ser portador do título de doutor há, no mínimo, dois anos. Também deverá ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos.

O valor da remuneração varia de acordo com a qualificação e a experiência do candidato e é composta de Vencimento Básico (R$ 5.488,41 a R$ 7.404,20) que será somado à Retribuição por Titulação (R$ 5.597,10 a R$ 11.491,51). Os contratados também recebem Auxílio Alimentação, no valor de R$ 458,00.

No Processo Seletivo Simplificado poderão ser realizadas as seguintes avaliações, conforme dispuser o edital específico: prova escrita; prova didática (pedagógica e/ou procedimental); análise de títulos; e defesa de memorial.

A contratação de professores visitantes brasileiros e/ou estrangeiros poderá impulsionar as pesquisas e o processo de internacionalização da UFU. “A gente entendeu que de fato seria uma ação importante neste sentido de melhorar as condições da pós-graduação. Não que um professor vai resolver, mas, às vezes, um professor que vem com experiência, com sua produção, com determinadas atitudes, pode ser um indutor de melhoria dos programas que temos aqui”, observa o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFU, Márcio Magno Costa.

O edital geral prevê que das vagas destinadas a cada cargo por área de conhecimento e localidade serão reservadas 10%  às pessoas com deficiência e 20% aos negros.