09/11/2017 - 16:16 - Atualizado em 10/11/2017 - 14:10
Inscrições abertas para cursos de línguas e exame de proficiência
Em pauta cursos presenciais de Inglês e Português para Estrangeiros; além da certificação em Língua inglesa
Cristiano Alvarenga

Oportunidade para quem busca capacitação em cursos de línguas. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras (ISF), recebe inscrições para cursos presenciais de Inglês e Português para Estrangeiros. Para aqueles que buscam certificação, prazo aberto para participar de teste de proficiência em Língua Inglesa.

Os cursos presenciais de inglês e de Português para estrangeiros estão com inscrições abertas até o dia 14 de novembro pelo seguinte endereço eletrônico: isfaluno.mec.gov.br .  As aulas para os dois cursos iniciam no dia 27 de novembro, com carga horária de 16 horas.

Curso de inglês

Podem participar os Estudantes, docentes ou técnicos da UFU que estejam cursando My English Online (MEO), nos níveis 3, 4 ou 5, ou que tenha realizado o exame TOEFL iTP até o ano passado.

Os temas das aulas são variados e abordam habilidades linguísticas, aspectos culturais e inglês acadêmico, e são para os níveis A2 e B1.

Para mais informações, entre em contato pela página do Facebook do Programa IsF (inglês sem fronteiras UFU) ou telefone (34) 3291-8331. A secretaria do IsF está localizada na sala 220 do Bloco G, no Campus Santa Mônica.

Português para Estrangeiros

Aberto a toda comunidade universitária (Estudantes, Docentes e Técnicos-administrativos), o curso de Português para Estrangeiros terá abordagem em habilidades linguísticas, aspectos culturais, voltada para o português acadêmico, e são para o nível A2 (básico).

Exame de Proficiência em Língua Inglesa

As inscrições para o teste de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP também estão abertas. A prova é gratuita e podem participar das aplicações alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de técnicos e docentes ativos da UFU.

As avaliações acontecem de 30 de setembro a 09 de dezembro de 2017 e as inscrições encerram quatro dias antes da data de aplicação da prova. Os interessados devem acessar o site isfaluno.mec.gov.br.

O resultado do exame poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais de mobilidade internacional e outros programas de intercâmbio governamentais, bem como para as inscrições às aulas presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras.

O teste avalia as habilidades em língua inglesa em três áreas: Compreensão auditiva, com 35 minutos de duração; Estrutura e Expressão escrita, com 25 minutos de duração, e Habilidade de Leitura, com 55 minutos de duração.

O TOEFL ITP é válido por dois anos a partir da data de realização do teste. A avaliação tem como objetivo não só capacitar alunos para intercâmbio, como também traçar um perfil do nível de Inglês nas universidades brasileiras e com isso viabilizar possibilidades de internacionalização e convênios com universidades no exterior.

Mais informações

Ficou com alguma dúvida? Quer fazer alguma pergunta? Entre em contato com a Secretaria do Programa ISF na UFU, via Facebook ou telefone (34) 3291-8331. Para atendimento presencial, compareça na sala 220 do Bloco G, no Campus Santa Mônica.