06/11/2017 - 08:10 - Atualizado em 12/12/2017 - 09:52
Livro publicado pela Edufu conquista segundo lugar no Prêmio Jabuti
Obra 'A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX)' também é finalista em premiação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, cujo resultado será divulgado no próximo dia 18/11
Hermom Dourado

Obra faz parte da coleção 'História, pensamento, educação', da Faced, e está à venda no site da Edufu. (Imagem: Reprodução)

Assinado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Campus Araraquara) Carlos Monarcha e publicado pela primeira vez em 2016 pela Editora Edufu, A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX) é um dos títulos que integram a coleção “História, pensamento, educação”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) e com direção do professor Décio Gatti Júnior. A qualidade do livro foi atestada recentemente na edição 2017 do Prêmio Jabuti - concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e considerado o mais importante da literatura brasileira -, com a obtenção da segunda colocação na categoria "Educação e Pedagogia". A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá no próximo dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

De acordo com a sinopse da obra, que pode ser adquirida por R$ 45,00 no site da Edufu, ela é "o resultado de um "empenho [pessoal] em apreender, nas dimensões diacrônica e sincrônica, as fluentes pressões políticas, sociais, culturais, econômicas e demográficas nos domínios da instrução pública, nos séculos XIX e XX (até o Estado Novo). A base para essa apreensão se estruturou em amplo e detalhado leque de fontes [...]. A instrução pública vem sendo estudada nesse período, mas quase sempre com um foco determinado, o que, sem desmerecer a literatura já publicada, deixa ao leitor a tarefa de apreender as diacronias e sincronias. Este livro articula essas dimensões e provoca o leitor a novas reflexões."

Prêmio Abeu

A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX) também pode conquistar em breve mais uma premiação. O livro de Carlos Monarcha está entre os três finalistas na categoria "Ciências Humanas" do prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A divulgação da classificação final e a cerimônia para entrega das premiações estão marcados no dia 18 de novembro, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, também em São Paulo.

Livraria da Edufu no Campus Santa Mônica (Foto: Milton Santos)