13/11/2017 - 12:04 - Atualizado em 17/11/2017 - 16:22
Olimpíada UFU 2017 começa 'sob as bênçãos de São Pedro'
Mesmo com uma chuva persistente ao longo de toda a sexta-feira, aproximadamente 2 mil pessoas participaram do evento de abertura, realizado na Arena Sabiazinho
Hermom Dourado

Solenidade contou com apresentações dos grupos de cheerleaders. (fotos: Milton Santos)

Começou! A chuva fria e constante que caiu sobre Uberlândia na última sexta-feira, 10/11, não desanimou os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cerca de 2 mil pessoas, entre atletas, familiares, torcedores e envolvidos com a organização do evento, compareceram à Arena Sabiazinho para a cerimônia de abertura da Olimpíada Universitária UFU 2017.

Organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), por meio da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), a Olimpíada conta com disputas em sete modalidades individuais (atletismo, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e a estreante e-games) e seis coletivas (basquete, futebol de campo, futsal, handebol, peteca e vôlei). Ao todo, estão inscritos nos jogos 2.388 alunos - 979 mulheres e 1.409 homens - representando 23 Associações Atléticas Acadêmicas dos campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. As competições, sempre nos finais de semana, vão até 10 de dezembro.

Atual gestora da Proae, a professora Elaine Saraiva Calderari participou da cerimônia na Arena Sabiazinho e se disse muito feliz com o que testemunhou e também enalteceu o trabalho da Comissão Organizadora. "Foi uma solenidade cheia de energia, empolgação e vibração dos alunos. Os dados destes jogos mostram que somos uma potência no esporte universitário. Os estudantes irão competir, trocar experiências, aprender novas táticas, trabalhar em equipe, conhecer novos amigos, desenvolver valores como a honestidade, a lealdade, auto-cuidado, disciplina e o auto-aperfeiçoamento, que irão enriquecer sua vida profissional e pessoal. A UFU e a nossa gestão só têm a agradecer e reconhecer o empenho, dedicação e vontade de fazer acontecer de toda a equipe da Proae e, em especial, da Diesu. Agradecemos também a todas as atléticas e aos alunos da UFU, que acreditaram e confiaram no nosso trabalho e que estão fazendo este evento fantástico."

Diretor de Qualidade de Vida do Estudante, o técnico administrativo Cláudio Gomes Barbosa foi outro a demonstrar entusiasmo com a solenidade. "Foi a melhor abertura de todos os tempos, numa Arena Sabiazinho quase lotada e sem nenhuma ocorrência. Isso é fruto do comprometimento de Diesu, Dirve, Proae e UFU, com apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel)", enumerou. O diretor também fez uma avaliação positiva dos dois primeiros dias de competições: "Foi impecável. A programação teve 12 horas de jogos por dia, com disputas de seis modalidades ocorrendo ao mesmo tempo, no mesmo lugar, gerando a maior integração possível. E isso vai se repetir nos próximos quatro finais de semana. Qual universidade no Brasil proporciona isso para seus alunos? A UFU faz!"

Cobertura especial

Fique por dentro das principais informações da Olimpíada Universitária UFU 2017 acompanhando a programação da TV Universitária e da Rádio Universitária FM e também acessando as páginas do projeto de extensão Arquibancada UFU no Facebook, no Instagram e no blog Tumblr. O boletim especial com os destaques do primeiro fim de semana foi ao ar nesta segunda-feira, 13/11, e pode ser assistido neste link

Confira o relatório oficial emitido pela Diesu com todos os resultados e tabelas da Olimpíada Universitária UFU 2017.