Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

06/11/2017 - 09:25 - Atualizado em 09/11/2017 - 07:11
UFU sedia Congresso Nacional de Língua Brasileira de Sinais
Programação começa nesta segunda-feira (6), no campus Santa Mônica
por Autor: 
Fabiano Goulart

 

II Conalibras tem início nesta segunda-feira (6) no Campus Santa Mônica

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae), em parceria com o Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET), realiza nesta semana, no Campus Santa Mônica, o II Congresso Nacional de Libras (II Conalibras-UFU). O objetivo é proporcionar um espaço de discussão e reflexão envolvendo os aspectos linguísticos relacionados à Língua de Sinais Brasileira (Libras), à Educação dos Surdos e à profissionalização de tradutores e intérpretes de Libras.

A Língua de Sinais Brasileira (Libras), após anos de lutas, foi oficialmente reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, com a promulgação da Lei nº 10.436/02 e do Decreto nº 5.626/05. Posteriormente, houve a profissionalização do tradutor e intérprete de Libras. Com a Lei nº 12.319/12, que promoveu significativas alterações na organização curricular, pedagógica e comunicacional, a pessoa surda ganhou mais espaço na sociedade como cidadão.

Assim, durante o II Conalibras-UFU os participantes poderão conhecer e analisar a legislação referente à formação em Libras, aos aspectos linguísticos da língua e como se dá a aplicação dessa na educação de surdos, e ainda como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações na legislação.

O congresso inicia-se nesta segunda-feira (6), no anfiteatro do Bloco 3Q, com o credenciamento a partir da 14h, abertura oficial às 18hs e Mesa de Abertura às 19h, com o tema: O papel da Libras no contexto educacional bilíngue, com os palestrantes Francilene Machado de Almeida (UNB) e Lúcio Cruz Silveira Amorim (UFU).

 

 

Conheça a PROGRAMAÇÃO DO II CONALIBRAS-UFU

 

Realização:   

   Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - CEPAE  ILEEL

 

 

Apoio:         

Faculdade de Educação - FACED/UFU  Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD/UFU  Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU  

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal