07/12/2017 - 13:11 - Atualizado em 07/12/2017 - 17:08
Campus Patos de Minas participa de mobilização por mais recursos para os campi fora de sede
Hermom Dourado

Matheus Gomes cita a falta de infraestrutura e a de recursos humanos entre os maiores problemas dos campi fora de sede. (Fotos: Arquivo pessoal)

Os campi de universidades públicas federais e institutos federais localizados fora das cidades que sediam as reitorias destas instituições enfrentam vários problemas e precisam ser olhados com mais carinho pelo Ministério da Educação (MEC). Em síntese, esta foi a principal motivação da reunião técnica realizada na Subcomissão Especial de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 28 de novembro.

Assessor da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Campus Patos de Minas, Matheus de Souza Gomes foi um dos aproximadamente 130 representantes destas unidades – oriundos de 18 estados e de todas as cinco regiões do País – presentes no debate com os deputados federais. Eles elaboraram um documento com 13 demandas principais, entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho, no dia seguinte.

Gomes avalia a iniciativa como de fundamental importância para que o governo federal dedique maior atenção às necessidades dos campi fora de sede. “Na última década houve uma expansão e uma interiorização das universidades e dos IFs no Brasil todo, alcançando uma faixa da população que nunca havia imaginado chegar ao ensino superior. Neste momento, porém, o governo precisa planejar a curto, médio e longo prazo a consolidação destes campi interioranos para que eles continuem cumprindo o papel social e de formação de recursos humanos para os municípios que os recebem e toda a região do entorno”, pontua.

Ainda segundo ele, os assessores de todas as unidades da UFU e a própria equipe da Reitoria têm participado de movimentos suprapartidários em Brasília, visando a sensibilizar os parlamentares e o comando do MEC para esta pauta primordial que viabilizará a consolidação dos campi fora de sede, sobretudo no que tange aos problemas de infraestrutura e de recursos humanos.

'Momento histórico'

Diretor do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares, o professor Peterson Marco de Oliveira Andrade fez parte da grande comitiva que conversou com os parlamentares. Ele explica que o Grupo de Diretores de Campus fora das Sedes/UF Multicampi e Institutos Federais das Universidades Federais foi formado para facilitar a troca de experiências entre eles e também com a missão desta atuação política apartidária.

“Trata-se de um grupo que lida com os parlamentares de forma suprapartidária, pois entendemos que a educação pública deve ser um vetor de convergência para o desenvolvimento do país e das pessoas, e não de disputas políticas. Como não tratamos o tema de forma cooperativista ou partidária, acabamos conquistando o apoio de parlamentares de vários Estados da Federação e fortalecendo o nosso movimento junto ao Congresso Nacional”, comenta.

Oliveira classifica esta mobilização como histórica para a Educação Pública Superior,.“Talvez o momento com o ministro seja mais valorizado, mas, na minha visão, o trabalho em equipe que tivemos nos dias 28 e 29 foi o fato mais relevante para fortalecer essa iniciativa da busca de soluções para melhorias das condições dos campi. Estamos juntos para transformar a realidade da sociedade brasileira, por meio do ensino, pesquisa e extensão com excelência”, conclui, informando que em abril de 2018 será realizado o Seminário Nacional sobre a Educação Pública Superior no Interior do Brasil.

Mais de 100 dirigentes de campi de universidades públicas e de institutos federais participaram da reunião com os parlamentares

>>> Saiba mais: