11/12/2017 - 16:18 - Atualizado em 14/12/2017 - 08:24
PET Matemática Pontal promove plantio de árvores no campus de Ituiutaba
Atividade contou com a presença de estudantes, professores e moradores de bairros próximos
Giovanna Tedeschi

O evento teve a participação de membros do PET, da Reitoria, da Facip e da Secretaria de Meio Ambiente (Foto: arquivo pessoal)

Na manhã da primeira sexta-feira de dezembro (1/12), o Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ituiutaba realizaram plantio de árvores no calçamento do Campus Pontal da UFU. A atividade fez parte do "I Encontro dos Amigos do Campus Pontal".

O objetivo principal do evento foi dar início aos trabalhos de plantio de aproximadamente 150 mudas de árvores nativas do cerrado, em conformidade com o plano diretor do Campus Pontal, em parte do calçamento externo que circunda o campus.

Discursaram na cerimônia de abertura o professor Marcelo Vieira (tutor do PET Matemática Pontal), o professor Hélio Carlos Miranda (diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - Facip), o professor Alzemar José Delfino (assessor da Reitoria da UFU no Pontal) e Otávio Moreira (representante da Secretaria de Meio Ambiente). Eles discutiram a importância do plantio de árvores nas cidades como forma de exercer a cidadania e de melhorar a qualidade de vida da população.

A atividade contou também com uma tenda da equipe de zoonoses de Ituiutaba, onde foi distribuído material informativo sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como Dengue e Zika, e sobre cuidados com animais domésticos. Houve ainda uma apresentação dos músicos Wally e Eva, e distribuição de pipoca e algodão doce para os presentes.

O "I Encontros dos Amigos do Campus Pontal" fez parte dos projetos de extensão "Campus Verde" e "PET Amigo dos Pets", organizados pelo PET Matemática Pontal. O evento contou, além da parceria com o IEF e com a Secretária de Meio Ambiente, com a colaboração da Prefeitura Universitária da UFU, da Direção da Facip, da loja Cenários, do Rotary Clube e dos alunos da UFU e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).