06/12/2017 - 10:25 - Atualizado em 11/12/2017 - 14:24
Vem pra UFU chega ao Campus Patos de Minas
Evento divulgou cursos, programas e projetos da universidade no município
Nasser Pena (Estagiário de Graduação)

Vem pra UFU Patos de Minas. (Foto: Divulgação)

O Campus Patos de Minas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou, pela primeira vez, uma edição do Vem pra UFU na cidade. O objetivo do evento foi levar até as escolas públicas da cidade informações sobre as formas de ingresso, os cursos ofertados, os programas e os projetos que a universidade desenvolve.

O Vem pra UFU aconteceu em dois momentos. Primeiro, entre os dias 6 e 30 de novembro, a organização do evento entrou diretamente em contato com todas as escolas públicas de ensino médio da área urbana na cidade. Ao todo foram 15 instituições. Durante essas visitas, os alunos receberam informações sobre o funcionamento da universidade, sobre o cursinho gratuito e preparatório para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que a UFU oferece para alunos de escolas públicas e sobre as formas de ingresso na instituição.

Foi também ao longo dessas visitas que a equipe da universidade convidou os alunos para o outro momento do Vem pra UFU, que aconteceu no dia 2 de dezembro no prédio de laboratórios da universidade, localizado à Rua Major Jerônimo. Nessa data, estudantes, pais e a comunidade patense tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de laboratórios de ensino e pesquisa do campus, bem como receber informações sobre programas de que oferecem bolsas, como a bolsa permanência, a iniciação científica, as atividades de extensão, o Programa de educação Tutorial (PET) e os estágios.

A coordenadora do evento, Cilesia Pereira, avalia que a primeira edição do Vem pra UFU teve um saldo positivo. Segundo ela, “muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho e a qualidade que os cursos da UFU têm na cidade. Com o Vem pra UFU, elas tiveram a oportunidade de ver de perto que a universidade tem plena capacidade de desenvolver a pesquisa e o ensino”.