11/01/2018 - 14:06 - Atualizado em 12/01/2018 - 16:19
Universidade faz agradecimento a deputados federais
Parlamentares atuaram para liberar recursos para o Hospital de Clínicas de Uberlândia
Portal Comunica UFU

O reitor destacou a importância do apoio dos parlamentares para as universidades (foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou, na manhã desta quinta-feira, 11/1, uma cerimônia de agradecimento a deputados federais que atuaram na liberação de recursos financeiros do governo federal para a instituição, em especial para o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), administrado pela universidade.

Uberlândia tem dois representantes na Câmara dos Deputados. Esta primeira cerimônia contou com a presença do deputado Tenente Lúcio (PSB). No fim de fevereiro está prevista outra cerimônia com a participação do deputado Weliton Prado (PROS) [a princípio o encontro seria no dia 16 de janeiro, mas foi adiado devido à agenda do deputado]. “Estamos agradecendo aos nossos deputados pelo desempenho ao longo do tempo no atendimento ao nosso hospital”, destacou o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior.

Segundo o diretor do HCU, Eduardo Crosara Gustin, a intervenção de Tenente Lúcio garantiu em torno de R$ 53 milhões para a UFU. A maior parte desses recursos integrava o orçamento de 2017, que havia sido contingenciado pelos ministérios da Educação e da Saúde.

“É importante que isso [descontingenciamento] aconteça a tempo e à hora para que a gente possa fazer o melhor possível com os recursos que são muito limitados”, lembrou Steffen. Outra parte da verba liberada com ajuda dos deputados se refere à alocação de recursos do Orçamento Geral da União (emendas parlamentares).

Natural de Uberlândia, Tenente Lúcio citou a importância do hospital e seus laços de amizade com a diretoria do HCU. “É uma satisfação e uma obrigação trabalhar em prol da minha cidade”, declarou.

O reitor destacou, ainda, a importância do apoio dos parlamentares para as universidades e em todo o trabalho desenvolvido nas reuniões da Comissão de Educação do legislativo e para a elaboração das propostas de emendas feitas pela bancada mineira na Lei Orçamentária Anual de 2018.