06/02/2018 - 21:25 - Atualizado em 09/02/2018 - 16:16
Central de Línguas oferece cursos de conversação e para exame de proficiência em francês
Diploma de Estudos de Língua Francesa (DELF B2) é necessário para intercâmbio em instituições da França
Marco Cavalcanti

Podem concorrer às vagas pessoas com nível comprovado B1 em língua francesa (foto: Pixabay)

Termina no dia 28 de fevereiro o prazo para matrícula no Curso de Conversação em Língua Francesa, oferecido pela Central de Línguas (Celin) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Nessa data também serão finalizadas as inscrições para o curso preparatório para o exame de proficiência em língua francesa, o DELF B2 (Diploma de Estudos de Língua Francesa).

As aulas do Curso de Conversação em Língua Francesa serão aos sábados, das 8h às 11h30 e as aulas do curso preparatório do exame DELF B2 serão às sextas-feiras, das 17h às 20h30. Elas serão ministradas pela Leitora de francês da Embaixada da França no Brasil, Violaine Pastor Silva. Podem concorrer às vagas pessoas com nível intermediário ou avançado em língua francesa, mesmo que já estejam matriculadas em outro curso de idioma na Celin.

O público-alvo do curso preparatório para o exame DELF B2 são estudantes universitários que têm intenção de participar de intercâmbio (mobilidade internacional) nas instituições francesas ou de países francófonos. Esta é a primeira vez que o curso preparatório é oferecido pela Celin, projeto de extensão do Instituto de Letras e Linguística da universidade. Além disso, neste ano a UFU passa a ser um centro aplicador do exame DELF (A1/A2/B1/B2). "Agora os alunos não precisarão se deslocar para uma capital para realizar o exame", afirma o professor Sérgio Marra de Aguiar, coordenador-geral da Celin.

Ambos os cursos terão início em 17 de março e término em 14 de julho. Os interessados devem preencher o contrato financeiro disponível na página www.celin.ufu.br. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar o contrato digitado na secretaria da Central de Línguas. Não serão aceitos contratos preenchidos à mão. As vagas serão ocupadas de acordo com a ordem de entrega do contrato financeiro. O atendimento é feito das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, na sala 212, Bloco G, no Campus Santa Mônica. Mais informações podem ser obtidas no site da Celin ou pelo telefone (34) 3239-4072.