06/02/2018 - 17:15 - Atualizado em 14/02/2018 - 14:37
UFU inicia campanha contra abandono de animais nos campi
Cães e gatos que já vivem nos campi serão castrados
Diélen Borges

Placas alertam sobre crime de abandono de animais (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começou a implantar, no fim de janeiro, medidas para resolver a situação dos animais abandonados em seus campi, em cumprimento da ação civil pública ajuizada pelos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) em novembro do ano passado.

A Prefeitura Universitária instalou placas na entrada dos campi informando que, conforme a Lei Federal 9.605/98, o abandono de animais é crime e que as dependências da universidade são monitoradas por câmeras de segurança (a instalação do circuito será concluída em março). No início do semestre letivo, em março, também serão distribuídos à comunidade acadêmica panfletos educativos, informando sobre o risco de alimentar animais em áreas como as de lanchonetes, restaurantes e hospitalares, além de outras orientações.

Levantamento da Prefeitura Universitária constatou a presença de quase 50 cães na UFU (Foto: Marco Cavalcanti)

Segundo a Prefeitura Universitária, atualmente existem 49 cachorros em áreas da UFU: sete no Campus Santa Mônica, 13 no Campus Umuarama, seis no Campus Pontal, oito no Campus Monte Carmelo, dez na Fazenda do Glória e cinco na Fazenda Capim Branco. Também há gatos nas dependências da UFU, mas a quantidade ainda não foi levantada.

Esses animais serão encaminhados para vacinação, vermifugação e castração pelo Hospital Veterinário da UFU, porém, entrarão na lista de espera de atendimentos mensais da instituição. Segundo a ação do MPF, os animais deveriam ser encaminhados para adoção, porém, a UFU não tem pessoal especializado para fazer esse tipo de trabalho.

“A expectativa que temos é que, através desta campanha, possamos desenvolver atividades educacionais com relação aos direitos dos animais”, afirma o prefeito universitário, João Jorge Damasceno.