16/03/2018 - 11:49 - Atualizado em 16/03/2018 - 11:54
Mexicanos fazem intercâmbio na Faculdade de Odontologia
Programa de pós-graduação é referência internacional
Marco Cavalcanti

As pesquisas estão sendo feitas nas áreas de Periodontia, Endodontia e Reabilitação Oral (foto: divulgação FOUFU)

Até o dia 25 de março, um grupo de acadêmicos da Universidade Autônoma de Guadalajara, do México, estará na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) pesquisando novas técnicas odontológicas.

Os oito pós-graduandos e quatro docentes estão na FOUFU desde o dia 7/3, quando participaram da semana de acolhimento aos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFU.

Os visitantes realizam pesquisas em três áreas: Periodontia (membrana para reparo de cirurgia óssea), Endodontia (formas de inserção de medicação em canal radicular) e Reabilitação Oral (análise de pinos de fibra de vidro).

A troca de experiência com os mexicanos é importante tanto para os visitantes, quanto para os pós-graduandos brasileiros, considera o coordenador da área de Dentística e Materiais Odontológicos da FOUFU, professor Carlos José Soares.

“Ela possibilita aos alunos do México um ambiente de pesquisa que eles não estão acostumados. E para os nossos alunos é uma forma natural de internacionalização dentro da UFU”, observa.

O intercâmbio está sendo oficializado, tendo em vista que as pesquisas terão continuidade na Universidade Autônoma de Guadalajara.

Criado em 2001, o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFU obteve, em 2017, nota 6 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este nível de excelência representa desempenho equivalente aos grandes centros internacionais e coloca a UFU como referência na área.