29/03/2018 - 15:46 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:21
Uberlândia recebe evento internacional que leva ciência a bares
Pesquisadores da UFU integram grupo que se apresentará no Pint of Science
Diélen Borges

Professor David Nutt falou sobre ciência no bar The Albion, na Inglaterra, em 2013 (Foto: Arquivo do Pint of Science)

Restaurantes, bares e cafés de 300 cidades - incluindo Uberlândia - em 21 países vão oferecer ciência aos seus frequentadores nos dias 14, 15 e 16 de maio, quando acontecerá o Pint of Science.

O festival internacional leva pesquisadores a lugares não convencionais para abordar ciência de forma acessível e divertida. Foi criado na Inglaterra em 2012 e acontece simultaneamente em centenas de cidades.

Em Uberlândia, os coordenadores do evento são os professores Eduardo Bernardes, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), e Gysele Lima, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

“Nós percebemos distanciamento da sociedade com a ciência. Parte disso é responsabilidade nossa, porque nunca tivemos espaço para que as pessoas possam interagir com pesquisadores”, afirma Bernardes.

O professor participou do evento no ano passado, em Ribeirão Preto. “Quando assistimos ao Pint of Science, vimos que era possível [aproximar-se da sociedade] e as pessoas se sentiam cada vez mais interessadas, porque entendiam o impacto da ciência na vida delas”, completa o professor.

A programação e os nomes dos pesquisadores que se apresentarão em Uberlândia serão divulgados em meados de abril. A maioria são cientistas convidados de diferentes áreas da UFU, pois o Pint of Science busca valorizar a pesquisa local.

Mais informações no site do Pint of Science internacional ou no Pint of Science Brasil.