16/03/2018 - 15:51 - Atualizado em 19/03/2018 - 17:00
UFU realiza audiências públicas sobre a Estatuinte
Reuniões acontecerão em Monte Carmelo, Patos de Minas, Ituiutaba e Uberlândia; em pauta, a composição dos conselhos superiores
Cristiano Alvarenga

O debate sobre o novo Estatuto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entra em fase decisiva, com deliberações sobre a organização e composição dos conselhos superiores. Momento propício para promover a participação da comunidade nas discussões. Considerando este contexto, serão realizadas audiências públicas nas quatro cidades que possuem campi da universidade.

Já na próxima terça-feira, 20/03, Monte Carmelo recebe os membros da Comissão Estatuinte. As próximas reuniões serão realizadas, respectivamente, em Patos de Minas, Ituiutaba e Uberlândia.

Veja as datas, locais e horários das audiências públicas:

• 20 de março de 2018 - Campus Monte Carmelo - 14h às 17h - Local: Campus Araras - Sala 1B406
  • 22 de março de 2018 - Campus Patos de Minas - 14 às 17h - Local: a ser definido
  • 27 de março de 2018 - Campus Pontal - 14 às 17h - Local: Auditório 3
  • 28 de março de 2018 - Campus Santa Mônica - 14 às 17h - Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Participação da comunidade é importante

Além de abrir espaço para o debate sobre a organização e composição dos conselhos, a comunidade poderá tomar conhecimento do trabalho desenvolvido pela Comissão Estatuinte desde o início dos trabalhos, em 2015.

“Momento que a Comissão terá para explanar os trabalhos já realizados e apresentar as propostas de organização e composição dos Conselhos Superiores para toda a comunidade e poder, neste momento, ouvir as opiniões/sugestões em todas as cidades que a UFU tem campus”, explica o presidente da Comissão Estatuinte, o professor Noriel Pereira Viana.

As audiências públicas têm caráter consultivo, ou seja, os participantes poderão contribuir com sugestões. As contribuições serão analisadas pelos membros da Comissão Estatuinte.

Estatuinte em 2018

A primeira reunião da Comissão Estatuinte em 2018 foi realizada no dia 23 de fevereiro. O mês de março será dedicado às audiência públicas.  Confira o cronograma completo de reuniões:

Entenda a Estatuinte

O Estatuto é o conjunto de leis internas que regulamenta as atividades da universidade. Na UFU, o normativo está em vigor desde o ano 2000 (conheça o Estatuto).

O processo estatuinte foi aberto com a intenção de atualizar o atual documento. Para dar andamento aos trabalhos, foi formada a Comissão Estatuinte, composta por professores, servidores técnicos administrativos, estudantes e membros da comunidade externa (confira o vídeo).

Noriel explica que o processo estatuinte propicia discutir a forma de organização da universidade. “São deliberações importantes que afetam toda vida acadêmica e que serão encaminhadas ao Conselho Universitário para apreciação”.

Para obter mais informações e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão Estatuinte, acesse: www.estatuinte.ufu.br.