24/04/2018 - 17:17 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:10
Encontro na UFU discute jornalismo e ciência
Em pré-evento, comunidade acadêmica apresentou experiências em divulgação científica
Marco Cavalcanti

Foram inscritos 26 trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica (foto: Milton Santos)

Na tarde desta terça-feira, 24 de abril, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou o pré-evento do “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas” que acontecerá nesta quarta, 25/4. Foram inscritos 26 trabalhos relacionados à divulgação científica produzidos por integrantes da comunidade acadêmica.

Conforme explica o diretor de Pesquisa da UFU, Kléber Del Claro, é no pré-evento que se discute as bases do que vai ser aprimorado no “I Comunica Ciência’. “Hoje vamos ver como é que os cientistas pensam em fazer a divulgação científica e como os jornalistas entendem que a divulgação científica deva ser feita”, acrescenta.

O resultado dos debates nos quatro grupos em que foram divididos os trabalhos - coordenados por jornalistas e pesquisadores - será apresentado para os gestores da UFU e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) participantes do evento nesta quarta-feira. “Poderemos apresentar, inclusive, como uma pauta de reivindicação, uma pauta de possíveis editais que a Fapemig possa propor”, prevê Del Claro.

O grupo do qual o estudante de Medicina Lineker Dias faz parte apresentou a experiência do uso da sala de espera de uma unidade de saúde para a divulgação científica. Na apresentação foram enfocados a divulgação de dados epidemiológicos sobre a febre amarela e sobre os benefícios da amamentação.

“É muito importante para o profissional de saúde saber fazer uso de espaços onde a população está, para divulgar dados de pesquisas em saúde”, argumenta o futuro médico.

O “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas” foi proposto pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e a Fapemig.

As atividades do encontro serão realizadas no anfiteatro do Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, em Uberlândia.

O objetivo geral desta primeira edição é refletir sobre o tema “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”. Entre os objetivos específicos, pretende-se problematizar a relação entre comunicação pública, educação e ciência; promover o diálogo entre pesquisadores e jornalistas; apresentar experiências de divulgação científica de outras instituições; e organizar um grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa das instituições de ensino superior.

Programação:

8h - Credenciamento

Local: Hall de entrada do Bloco 3Q

8h30 - Abertura

Valder Steffen Júnior, professor e reitor da UFU e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Carlos Henrique de Carvalho, professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU

Renata Neiva, diretora de Comunicação da UFU

Diélen Borges, jornalista da Diretoria de Comunicação da UFU e integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica

Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig

10h - [Conferência] Comunicação, Educação e Ciência

Simone Terezinha Bortoliero

Professora de Comunicação na UFBA e coordenadora da Agência de Notícias em C&TI