13/04/2018 - 12:12 - Atualizado em 17/04/2018 - 14:01
Estrangeiros poderão entrar na pós-graduação usando teste online
GRE valerá para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado
Giovanna Tedeschi

Não será mais necessário vir até o Brasil para participar dos processos seletivos. (Foto: Marco Cavalcanti)

Desde março, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está cadastrada pelo Educacional Testing Service (ETS) - Serviço de Testes Educacionais, em tradução livre - para receber pontuações de candidatos que realizarem a prova Graduate Record Examination (GRE).

O exame é utilizado em diversos países para admissão de estrangeiros para mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ele é respondido via internet e a dificuldade vai aumentando à medida que o candidato acerta as questões propostas.

A facilidade do GRE é que, ao atingir os parâmetros dos programas, bastará o candidato enviar seu currículo e sua proposta de estudo. Não será mais necessário vir até o Brasil para participar dos processos seletivos, como antes. É preciso apenas selecionar o código 4085 na hora da prova.

O teste será usado, no Brasil, por instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e agora, a UFU. Isso possibilitará a vinda de mais estudantes de outros países, aumentando a visibilidade internacional.