26/04/2018 - 16:36 - Atualizado em 30/04/2018 - 13:42
Feira comercializa no Campus Santa Mônica produtos direto da roça
Atividade acontecerá nos dias 30 de abril e 1º de maio
Eliane Moreira

A Feira Regional da Economia Popular Solidária acontece na segunda (30/4) e terça-feira (1º/5), no estacionamento da Reitoria, Campus Santa Mônica (foto: Milton Santos)

Que tal um programa diferente? Ir às compras e adquirir doces, artesanatos verduras e legumes direto da roça, sem agrotóxicos e muito saudáveis. A sugestão vem da Feira Regional da Economia Popular Solidária, que acontece na segunda (30/4) e terça-feira (1º/5), no estacionamento da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Santa Mônica.

A atividade é promovida pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) e pelo Fórum Regional de Economia Solidária (Freps). Nos dois dias, além da comercialização de produtos, haverá atividades culturais como dança, música, capoeira e aulas públicas ministradas por estudantes dos cursos de Nutrição, Agronomia, Engenharia Ambiental e Administração da UFU.

“Esse momento tem como principal objetivo apresentar para a sociedade os resultados dos esforços de organização e produção que acontecem dentro das Organizações Produtivas Solidárias (OPS), no campo e nos espaços urbanos”, explica o coordenador  do Freps, Eduardo Fernandes.

Participam desta edição cerca de 40 produtores das cidades de Patos de Minas, Ituiutaba, Uberaba, Monte Carmelo, Santa Vitória, Capinópolis e Uberlândia. Na segunda-feira, a programação será das 10h às 20h e, na terça-feira, das 9h às 13h.

O que é o Cieps

O Cieps é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e contribui com a emancipação social, oferecendo apoio a grupos sociais de geração de renda. É um dos pilares da construção da Economia Popular Solidária (EPS) em nossa região.

Como incubadora, tem objetivo de assessorar o movimento social ligado aos trabalhadores na construção e manutenção das Organizações Produtivas Solidárias, tanto nas áreas de produção e comercialização, como na formação técnica e política do público envolvido.

Em Uberlândia, o Cieps fica localizado na Rua Tapuios, 1370, no Bairro Saraiva e, em Patos de Minas, na Avenida Getúlio Vargas, 230, no Centro.