11/04/2018 - 12:20 - Atualizado em 11/04/2018 - 17:54
Ferramenta para produção de monografias é tema de curso gratuito na UFU
Alunos de ciências exatas e professores da rede pública podem se inscrever
Fabiano Goulart

Foto: Pixabay

Oferecer conhecimento detalhado sobre a linguagem TeX de modo a possibilitar ao participante compreender seus fundamentos e seus principais pacotes (macros) e utilizá-la na edição dos textos, com enfoque na elaboração de monografias.

Essa é a proposta do curso “LaTeX: como elaborar monografias”, que a Faculdade de Matemática (Famat), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), vai realizar de 25 de abril a 14 de junho, na Vila Digital do Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica.

Podem ser inscrever alunos de graduação e de pós-graduação de ciências exatas e professores da rede pública.

O curso

Criado por iniciativa de professores da Faculdade de Matemática, como projeto de extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o curso, com carga horária de 31 horas, é gratuito e terá emissão de certificados.

De acordo com o coordenador, Gustavo de Lima Prado, professor da Famat, em razão da alta qualidade tipográfica, o processador de textos TeX permite a produção de textos científicos de alta qualidade. “A ideia é divulgar e difundir o uso dessa excelente ferramenta que é aberta, gratuita e ainda pouco utilizada”, explica Prado.

As aulas ocorrerão semanalmente em duas turmas distintas. Uma às quartas-feiras, das 14h às 17h, e outra às quintas-feiras, das 19h às 22h. O curso será realizado no período de 25 de abril a 14 de junho de 2018.

A ferramenta

O LaTeX é um conjunto de macros para o processador de textos TeX, utilizado para a produção de textos científicos de alta qualidade tipográfica. O coordenador explica que, como um conjunto de macros para o TeX, o sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, sendo, dessa forma, mais fácil para pessoas no primeiro estágio de utilização desse sistema. “Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si”, esclarece Prado.

Ainda de acordo com o professor, existem distribuições do LaTeX e editores gratuitos para todos os sistemas operacionais e, com a utilização de pacotes específicos, é possível criar apresentações (slides), pôsteres, livros, monografias, dentre outros. Outra vantagem, adianta Prado, é que se pode obter o arquivo final do texto no formato PDF.

Curso “Como elaborar monografias”

Turma de quarta-feira: aulas presenciais das 14h às 17h na Vila Digital – Bloco 3Q.

Turma de quinta-feira: aulas presenciais das 19h às 22h na Vila Digital – Bloco 3Q.

Início das aulas: 25/04/2018

Previsão de término das aulas: 14/06/2018

Inscrições, de 16 a 19 de abril, via formulário eletrônico.

E-mail para contato: glprado@ufu.br.