23/04/2018 - 16:16 - Atualizado em 26/04/2018 - 16:38
UFU abre inscrições para ações de arte e cultura negras
Programa prevê a ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché
Marco Cavalcanti
Dicult

Serão contemplados projetos de docentes, técnicos e estudantes da UFU (foto: Milton Santos)

Ficam abertas de 8 de maio a 7 de junho deste ano as inscrições de propostas para o Programa de Ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché, Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Serão contemplados projetos de docentes, técnicos e estudantes da UFU com ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento e a difusão da cultura negra. Estas ações deverão ser realizadas de 30/08/2018 a 31/12/2018.

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Dicult/Proexc) destinará recursos até o valor de R$ 60 mil. As propostas poderão ser inscritas com ações até R$ 6 mil, em uma das seguintes categorias:

Categoria I - Formação (cursos, oficinas, seminários, encontros, palestras, debates e atividades correlatas);

Categoria II - Pesquisa e Memória (estudos, levantamentos, documentação, registro, publicação e outros formatos relacionados);

Categoria III - Difusão (exposições, saraus, lançamentos de publicações, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros).

A construção do edital deu-se a partir da necessidade de fomentar ações naquele espaço, que tem por finalidade atuar como um instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças raciais e na promoção da história afro-brasileira.

O objetivo, os requisitos e os critérios do programa de Ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché, bem como o procedimento para inscrições, estão disponíveis no edital de fomento. Mais informações: (34) 3291-8947 / difoc@proex.ufu.br.

A Casa de Cultura Graça do Aché é um equipamento cultural multiuso (foto: Milton Santos)

Graça do Aché

O Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região - Casa de Cultura Graça do Aché é um equipamento cultural multiuso localizado na Avenida Cesário Crosara, 4.187, no Bairro Roosevelt, em Uberlândia.

O nome desse espaço é Casa de Cultura Graça do Aché em homenagem à Maria da Graça Oliveira.

Nascida e crescida no tradicional bairro Patrimônio, Graça marcou de maneira singular a comunidade uberlandense por sua atuação forte e determinada nas questões sociais, políticas e culturais de sua gente, “de seu povo”, como ela dizia, em busca do fortalecimento e maior representatividade da população negra.

Graça tornou-se do Aché, em razão do Bloco Aché – grupo carnavalesco, idealizado e fundado por ela em 1988 com o intuito de comemorar o centenário da Abolição da Escravatura. O Bloco Aché trouxe para o Carnaval de rua de Uberlândia uma proposta nova, uma estética arrojada, moderna, com influência tipicamente africana.

Graça faleceu aos 50 anos, uma perda inestimável para o debate sobre os movimentos populares e, principalmente, para a militância da população negra. Contudo, seu nome está imortalizado em sua obra e neste Centro de Referência, para que seja espaço de apoio, promoção, valorização e atenda às demandas da juventude negra da cidade e região.

Programa de Ocupação da Casa de Cultura Graça do Aché

Link do edital: http://www.editais.ufu.br/node/4202