23/04/2018 - 09:50 - Atualizado em 27/04/2018 - 14:15
UFU publica Plano de Dados Abertos
Informações sobre a universidade serão disponibilizadas na internet, com acesso público e em formato aberto
Cristiano Alvarenga

Dados serão disponibilizados em maio (foto:Milton Santos)

Dar visibilidade e transparência às ações da universidade. É com esse propósito que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criou o Plano de Dados Abertos. Informações relacionadas  à comunidade universitária, como quadro de servidores, estudantes matriculados e catálogo e cursos serão disponibilizados publicamente, na internet.

O presidente da Comissão responsável pela elaboração do Plano de Dados Abertos da UFU, Marcelo Mahl, afirma que a intenção é divulgar as informações no próximo mês, em maio.

Para atender o dinamismo da universidade, os dados serão atualizados periodicamente, abrindo possibilidade para a realização de estudos e pesquisas relacionadas à Universidade.

“A intenção é valorizar a transparência e propiciar o controle social das ações da universidade”, explica Marcelo Mahl.

Primeiros dados

Já no mês de maio serão publicados os primeiras dados. Informações relacionadas ao segmentos Ensino, Pesquisa/Extensão e Administrativo poderão ser acessados no Portal de Dados Abertos.

Confira na tabela abaixo as primeiras informações que serão disponibilizadas, e a periodicidade em que os dados serão atualizados.

Transparência ativa e passiva

A publicação dos dados sem a necessidade de solicitação do cidadão, como a criação do Portal de Dados Abertos, configura o conceito de transparência ativa.

No entanto, é possível ter acesso a outras informações por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Os pedidos podem ser feitos via internet, pelo seguinte endereço eletrônico: https://esic.cgu.gov.br. As instituições têm até 20 dias para responder. Este formato de atendimento, configura a chamada transparência passiva.

A divulgação de dados sobre a instituição na internet e o atendimento via e-SIC estão previstos na chamada Lei Geral de Acesso à Informação (LAI).