10/05/2018 - 17:51 - Atualizado em 14/05/2018 - 12:04
Problemas psicológicos associam-se à evasão da universidade
Quadros depressivos e de ansiedade são recorrentes na vida acadêmica
Portal Comunica UFU
Daniel Pompeu e Elaíny Carmona (Estagiários de Graduação)

Precisamos falar sobre questões psicológicas na universidade. Em abril, o Comunica UFU publicou a reportagem Crises psicológicas afetam universitários e, desde então, temos recebido sugestões de divulgação de projetos que acontecem na UFU e que ajudam os estudantes a lidar com ansiedade, depressão e outros problemas. Nesta semana publicamos uma série de reportagens apresentando algumas dessas iniciativas. No primeiro dia divulgamos que Engenharia Mecânica desenvolve projeto para motivação de estudantes. No segundo, que Projetos oferecem alternativas para melhorar saúde física e mental na UFU. No terceiro, que Alunos da Odontologia discutem semanalmente temas que impactam a vida. Hoje publicamos parte da reportagem Problemas psicológicos associam-se à evasão da universidade, que integrará a edição de maio do Jornal da UFU de maio, sobre evasão, que será lançada nos próximos dias. Envie também sua sugestão: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

Quando o aluno entra na universidade passa por um intenso período de adaptação (Foto: Milton Santos)

A cobrança da vida universitária, atrelada ao fato de que as pessoas têm entrado mais jovens na universidade, faz com que a taxa de evasão cresça, assim como o número de universitários com algum problema psicológico. Um exemplo disso é Mariana (nome fictício), que desistiu do curso de Jornalismo no sétimo período.

Ela ingressou na universidade aos 17 anos e, com um diagnóstico de quadro depressivo, escolheu o curso em um momento conturbado, em meio à separação dos seus pais e uma mudança brusca de cidade. Depois de trancar o curso no quarto semestre, ela conta que foi aí que percebeu que havia algo errado com a sua escolha. Hoje aos 20 anos, após uma fase de autoconhecimento, ela decidiu entrar em outra graduação e espera ter mais maturidade para lidar com as situações relacionadas ao sistema universitário.

Para dar maior apoio aos estudantes nessa situação, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) criou, em março de 2018, uma divisão do Programa Institucional de Graduação Assistida (Prossiga), o Subprograma de Apoio à Vida Universitária (Proave). O Proave é voltado para professores da área da psicologia. Cada projeto aprovado receberá R$ 5 mil para realizar atividades visando apoio emocional e psicológico de estudantes da UFU.

De acordo com a psicóloga da Disau, Valéria Paiva, quando o aluno entra na universidade passa por um intenso período de adaptação e nem todos, devido a diversos fatores relacionados à vida e experiências pessoais, têm a resiliência necessária para lidar com a situação de forma tranquila. “É uma sobrecarga diferente do ensino médio. Muitas vezes no ensino médio ele era o melhor aluno da sala e quando ele recebe o resultado da primeira prova [na universidade] tem um baque e quer desistir”, diz.

Fatores como a frustração em relacionamentos, luto, baixa autoestima e relação conflituosa com colegas e professores podem se somar ao peso das cobranças acadêmicas e contribuir para a formação de um quadro de depressão. De acordo com a psicóloga da UFU, o ideal é que pessoas próximas observem os sinais que podem indicar a presença do quadro e estimulem os estudantes a procurarem ajuda profissional e apresentem histórias de superação de situações similares como forma de motivação.

A UFU oferece até quatro atendimentos psicológicos por aluno no âmbito da Divisão de Saúde (Disau) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Para um tratamento de longo prazo, a Disau encaminha o estudante a um psicólogo ou psiquiatra com diferentes possibilidades de custo ou gratuitos.

Leia a íntegra desta reportagem na edição de maio do Jornal da UFU de maio, sobre evasão, que será lançada nos próximos dias.