15/05/2018 - 11:29 - Atualizado em 28/06/2018 - 13:02
Projeto de bibliotecário da UFU é destaque em concurso nacional
Canal proposto por Marcelo Rodrigues ficou em terceiro lugar
Elainy Carmona

Biblioteca Campus Santa Mônica (Foto: Milton Santos)

O projeto Canal SISBI-UFU, apresentado pelo bibliotecário Marcello Mundim Rodrigues, funcionário da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi classificado em terceiro lugar no concurso do 1º Prêmio de Inovação em bibliotecas. A premiação ocorreu durante o XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado em Salvador, entre os dias 15 e 20 de abril deste ano.

Segundo Rodrigues, a proposta surgiu a partir do incômodo que sentia em relação à interação biblioteca-usuário. A facilidade criada pelas mídias digitais motiva a criação de conteúdos mais dinâmicos, visando abordar ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a proposta prevê apresentar vídeos curtos com atividades rotineiras de uma biblioteca. “O projeto não visa apenas incentivar a prática da leitura no ambiente acadêmico, mas também construir pontes entre comunidade e biblioteca por meio de uma abordagem comunicativa atual,” afirma o bibliotecário.

O concurso é promovido pela empresa Elsevier, fornecedora de informações científicas e engajou cerca de 200 diferentes projetos inovadores.  O objetivo é facilitar o acesso às ferramentas das bibliotecas universitárias em questão. A avaliação, segundo a Elsevier, aconteceu em duas etapas: a primeira online e a segunda presencial. Na primeira etapa, os trabalhos foram recebidos por escrito e avaliados. Apenas cinco trabalhos foram selecionados para a fase presencial e apresentados para o público durante o evento.

O projeto da UFU foi o único a ser premiado sem ter sido colocado em prática. A previsão é de que o canal seja lançado em 2019. A proposta dividiu o pódio com iniciativas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).