16/05/2018 - 09:39 - Atualizado em 18/05/2018 - 08:37
Vice-reitor participa com governador de cerimônia no Glória
Evento anunciou início de eletrificação de área doada pela UFU
Marco Cavalcanti

Eletrificação da área que fazia parte do Campus Glória dá início à regularização fundiária (foto: Marco Cavalcanti)

O vice-reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Orlando Mantese, acompanhou, na manhã desta terça-feira, 15/05, a solenidade do anúncio do início das ações de eletrificação do futuro bairro Élisson Prieto, em Uberlândia. O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, em evento realizado no terreno que ficou conhecido como “Ocupação do Glória”.

A área é separada do Campus Glória da UFU pela rodovia BR-050 e dele fazia parte quando foi ocupada por famílias do Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB), em 2012. O terreno de 64 hectares abriga hoje cerca de 15 mil pessoas de 2.350 famílias, segundo o Governo do Estado.

Em dezembro de 2017, representantes do Ministério Público Federal, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), da Associação de Moradores do Bairro Élisson Prieto e da Defensoria Pública da União reuniram-se para a assinatura do termo de compromisso sobre o processo de regularização fundiária da área.

Em março de 2017 o Conselho Universitário já havia decidido doar a área para o poder público (municipal e/ou estadual), que arcaria com a elaboração e o custeio do projeto de regularização fundiária e a implementação de infraestrutura essencial, equipamentos comunitários e melhorias habitacionais.

Em contrapartida, a UFU teria a posse da Fazenda Capim Branco, de 59 hectares, pertencente à União e já utilizada pela universidade em forma de comodato e por tempo determinado. A autorização da doação para a UFU foi confirmada pela Secretaria de Patrimônio da União e publicada no Diário Oficial da União de 7/5/18.

A universidade está definindo, com o Ministério Público Federal, os projetos do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU/UFU) que receberão os R$ 7,4 milhões depositados em conta judicial no ano passado para que fosse feita a reintegração de posse e que não serão mais utilizados para esse fim.

As dúvidas sobre a regularização fundiária do bairro Élisson Prieto podem ser esclarecidas no site da Cohab.