19/06/2018 - 17:17 - Atualizado em 21/11/2018 - 13:36
Museus são apresentados em série do Comunica UFU
Reportagens mostram como as instituições funcionam na universidade
Giovanna Tedeschi

Acervo do Museu do Índio (Foto: Marco Cavalcanti)

No início deste ano foi aprovada a criação do Sistema de Museus da Universidade Federal de Uberlândia (Simu/UFU). O sistema, vinculado à Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Dicult/Proexc), é o único em funcionamento em uma universidade federal.

A criação do Simu tem como objetivo obter apoio institucional, unificando os museus e implementando políticas de reconhecimento, valorização e apoio. Segundo a coordenadora executiva do Sistema, Lídia Meirelles, esses espaços são uma das faces mais visíveis da universidade na comunidade e precisam ser institucionalizados nas políticas universitárias, como lugares de extensão dialógica, de pesquisa científica e de educação.

“Os museus são instituições vivas e dinâmicas que necessitam ser apoiadas para o incremento de suas atividades junto à sociedade. Eles são lugares de representação da memória e instrumentos importantes no desenvolvimento das funções educativas e formativas”, afirma Meirelles.

Uma das próximas ações promovidas pelo Simu será o VII Encontro Regional de Museus, que ocorre na UFU em 26 de junho, com a participação de 33 museus do Triângulo Mineiro. Além disso, será publicado, ainda neste ano, o Guia de Museus da UFU. Para saber como se inscrever e ter mais informações, acesse o Portal de Eventos.

Nova série

O portal Comunica UFU começa a publicar, a partir desta quarta-feira (20/06), uma série de matérias sobre os museus da UFU. Participam do sistema o Museu do Índio (Musindio), o Museu de Minerais e Rochas (MMR), o Museu da Biodiversidade do Cerrado (MBC), o Museu Universitário de Arte (MUnA) e o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica).

As reportagens discutirão o papel dos museus dentro da universidade, além de mostrarem o acervo e a localização dessas instituições.