12/07/2018 - 17:45 - Atualizado em 12/07/2018 - 17:47
Projeto Sustentável da UFU é aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente
A chancela Sala Verde tem como objetivo incentivar ações educacionais em todo o país
Portal Comunica UFU
Valquiria Vieira (Estagiária de Graduação)

(Foto: Raphaela Augusta)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou, em maio deste ano, um novo instrumento de viabilização, monitoramento e avaliação de atividades sustentáveis. É o Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA).

O Sala Verde, aqui denominado “UFU Sustentável”, desenvolve projetos institucionais, capacitações e oficinas a fim de promover a integração entre as comunidades acadêmica e local. Além disso, formaliza novas parcerias e possibilita a captação de recursos para o desenvolvimento socioambiental da instituição.

O diretor de Sustentabilidade, Nelson Barbosa, reafirma a importância do projeto como forma de inserção da universidade em ações governamentais, “A partir desta conquista a UFU terá acesso a experiências de outras instituições, poderá aprender e desenvolver ainda mais a partir desta troca, além de dar visibilidade às experiências exitosas da nossa universidade” conclui.

O UFU Sustentável é um espaço definido, que promove a educomunicação por meio de ações integradas aos eixos principais da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. As atividades serão desenvolvidas pela Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu), vinculada à Prefeitura Universitária.

O cronograma de atividades iniciou em maio deste ano, através do projeto Reitoria Sustentável, por meio do incentivo e adoção de práticas sustentáveis na instituição, entre outras. A próxima ação será a capacitação em Eficiência Energética em Edificações, em sua primeira edição prevista para agosto deste ano, tendo como o público-alvo servidores da UFU.

As atividades serão realizadas na Diretoria de Sustentabilidade, sediada na Avenida João Naves de Ávila, nº 2121 - Bloco 3P (Reitoria). O setor é aberto à comunidade em horário comercial.

(Foto Divulgação: Ministério do Meio Ambiente)

Atualmente, o Ministério do Meio Ambiente conta com mais de 300 Salas Verdes, implementadas desde 2000, em todo Brasil. Estão localizadas em institutos federais e universidades, organizações não governamentais, secretarias de meio ambiente e de educação.

A iniciativa busca parcerias locais e regionais, para cada instituição, a fim de atuar na sensibilização sobre conservação e preservação dos recursos naturais, além de formar agentes multiplicadores da temática, de acordo com a perspectiva do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).