28/08/2018 - 08:40 - Atualizado em 30/08/2018 - 10:13
Biblioteca da UFU recebe doação de 2 mil livros sobre história da arte
Títulos vêm sendo colecionados há cerca de 20 anos
Giovanna Tedeschi

O evento foi realizado na Biblioteca do Campus Santa Mônica (Foto: Milton Santos).

Na última quinta-feira (23), o engenheiro José Renato Bezerra de Melo foi homenageado pela doação de 2 mil títulos à Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As obras têm como tema a história da arte, incluindo escultura, decoração, moda, pintura e cinema.

De Melo, que coleciona os livros há 20 anos, afirma ter decidido doá-los pois sentia ser o único usufruindo do material. “Conhecimento só faz sentido se compartilhado. É momento da minha vida em que senti que precisava desapegar”, conta.

José Renato Bezerra de Melo explicou o motivo da doação no evento (Foto: Milton Santos).

O engenheiro, que, atualmente, mora na cidade de Juiz de Fora (MG), decidiu realizar a doação por meio da indicação de um colega, que é bibliotecário da UFU. “Num evento social, eu conheci o Paulo de Assis e ele me falou muito bem da equipe, de como a UFU poderia manter os meus livros catalogados, organizados, num ambiente seco, climatizado… E o mais importante: a coleção permaneceria toda junta”, explica.

De Melo conta ainda que a coleção surgiu de um interesse em criar conexões emocionais, enquanto sua profissão exigia algo mais racional. Além disso, o engenheiro desejava compreender a história do mundo. “A arte retrata o momento de uma civilização. O momento de um determinado país, ou de um determinado povo, numa determinada época. A partir do momento em que você vai estudando a arte, a evolução dela, você também está estudando a evolução da humanidade”.

Os livros já estão catalogados (Foto: Milton Santos).

Na homenagem, discursaram professores dos Institutos de Arte e História e a bibliotecária Fabiana Silva, além do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior. “Isso agrega um patrimônio cultural e histórico para a universidade. É uma coleção de muito valor, focada num tema que chama o interesse de toda a comunidade, não apenas dos universitários”, afirmou o reitor.

Ouça a entrevista de Bezerra de Melo no Comunica UFU e saiba como as doações são realizadas: