09/08/2018 - 19:07 - Atualizado em 09/08/2018 - 19:15
UFU apoia manifestação do CNPq contra cortes na ciência
Conselho publicou carta aberta nesta quinta-feira (9/8)
Portal Comunica UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) manifesta seu irrestrito apoio à Carta Aberta intitulada “A Ciência Brasileira está em Risco”, publicada nesta quinta-feira (9/8) pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A carta sinaliza para redução de, aproximadamente, 33% no orçamento do CNPq em 2019. De acordo com o texto, esse corte “poderá limitar ações diversas como o lançamento de editais de pesquisa, contratações de novos projetos e outras iniciativas”.

Com o anúncio deste cenário, a UFU considera que esses cortes orçamentários vão prejudicar o investimento público em pesquisa científica e trazer grave retrocesso em relação às importantes conquistas já obtidas pela ciência nacional e comprometer, sobremaneira, as possibilidades de avanços futuros. E, mais do que isso, comprometem o presente e o futuro do país ao desestimular os jovens pesquisadores (iniciação  científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, o que é inaceitável.

A UFU manifesta solidariedade às preocupações do CNPq, bem como já havia feito com relação à nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e espera que os órgãos responsáveis pelo orçamento público atuem  para proteger e promover a pesquisa científica brasileira.

Uberlândia, 9 de agosto de 2018
TÓPICOS: