14/09/2018 - 11:33 - Atualizado em 14/09/2018 - 11:56
XVIII Semana da Matemática e VIII Semana da Estatística acontecem na UFU
Eventos propõem divulgação e integração científica
Gabriela Francis

De 2 e 5 de outubro, acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a XVIII Semana da Matemática (SEMAT) e a VIII Semana da Estatística (SEMEST) (Foto: Pixabay)

Entre os dias 2 e 5 de outubro, acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a XVIII Semana da Matemática (SEMAT) e a VIII Semana da Estatística (SEMEST), desenvolvidas junto à Faculdade de Matemática (FAMAT). Os eventos têm como objetivo, por meio das atividades oferecidas, a divulgação e a integração científica, através do intercâmbio entre discentes, docentes e pesquisadores de matemática e áreas afins.

Os eventos valorizam a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, promovem reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as áreas de Matemática Pura e Aplicada, Educação Matemática e Estatística, além de oferecer oportunidades de formação continuada aos egressos dos cursos superiores da região de Uberlândia (MG) e favorecer as ações voltadas para a pós-graduação.

A SEMAT e a SEMEST são destinadas à um público amplo, composto por alunos de graduação e de pós-graduação, professores de matemática do ensino básico, professores e pesquisadores da área de ciências exatas, ou de áreas afins. Dessa forma, visa atender a demanda deste público, que tem interesse em divulgação científica e em aperfeiçoamento profissional e acadêmico, e que está cada vez maior.

Entre as atividades previstas para o evento estão, palestras abrangendo tópicos de Matemática e Estatística, comunicações de pós-graduação, ciclos de palestras temáticos, sessões de pôster de alunos de graduação e exposição cultural. Durante o evento ocorrerá simultaneamente a Maratona de Matemática para Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas e Particulares de Uberlândia.

As inscrições para os eventos desenvolvidos pela FAMAT, podem ser feitas até 2 de outubro pelo formulário. Toda a programação e mais detalhes podem ser conferidos no evento.