Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

18/10/2018 - 14:12 - Atualizado em 18/10/2018 - 17:26
Obra que reconta história da formação de Ituiutaba é lançada no Campus Pontal
Publicação conta também com artigos de pesquisadores da universidade

 

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória (Cepdomp) do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (Ichpo) promoveu no dia 8 de outubro o lançamento do livro "Memórias, Histórias e Crônicas Tijucanas: publicações póstumas de Hélio Benício de Paiva", organizado pelo Cepdomp e pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

 

       A obra lançada reconta a história da formação do Arraial de São José do Tijuco, que se deu na segunda metade do século XIX, posteriormente conhecido como município de Villa Platina e hoje Ituiutaba. A pesquisa foi desenvolvida pelo advogado e historiador autodidata Hélio Benício de Paiva, que residiu em Ituiutaba entre 1943 e 2013, ano da sua morte. O pesquisador colheu uma série de depoimentos de moradores da cidade e seu trabalho resultou em 25 capítulos que foram cedidos ao Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Pontal, antes do seu falecimento.

 

Além dos capítulos redigidos por Paiva, o livro conta com artigos de pesquisadores dos cursos de História e Pedagogia, que integram o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU). Para além da memória da cidade de Ituiutaba, os textos que contribuem para a composição de "Memórias, Histórias e Crônicas Tijucanas” abordam temas como história da educação e as contribuições dos nordestinos para o desenvolvimento da cidade.

 

A publicação foi financiada pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto foi executado no período de 2013 e 2018, com o objetivo de organizar um centro de documentação para a preservação da memória e produção do conhecimento sobre a história regional. O livro também tem como objetivo socializar os depoimentos das fontes orais entrevistadas pelo autor Hélio de Paiva e foi organizado pelas professoras Dalva Maria de Oliveira Silva, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro e professor Sauloéber Tarsio de Souza.

 

O evento foi animado pelo Coral da Unimed, regido pela Profa. Mirza Maria Cury, e contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Prof. Armindo Quillicci Neto, representando o reitor Valder Steffen Jr; do Diretor de Logística, Flávio Martins de Freitas, representando o Prefeito de Campus, João Jorge Damasceno o Diretor do ICH, Prof. Hélio Carlos Miranda; do Coordenador do Curso de História, Aurelino José Ferreira Filho; e do prefeito de Ituiutaba, Fued José Dib. Além disso, numa homenagem ao autor o lançamento foi prestigiado pela família Benício de Paiva.

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2018. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal