06/11/2018 - 17:23 - Atualizado em 08/11/2018 - 13:33
Primeira edição do Bushidô Fest é neste sábado
Evento, com entrada franca, reúne Torneio de Judô e Jiu-Jitsu e um Festival Cultural
Hermom Dourado

No próximo sábado (10/11), o Campus Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é palco para a primeira edição do Bushidô Fest. O evento, realizado pelo Instituto Bushidô, consiste em um Torneio de Judô e Jiu-Jitsu e um Festival Cultural. Toda a programação é aberta ao público e gratuita.

Torneio

Reunindo mais de 10 equipes de Uberlândia e região, o Torneio por Equipes conta com disputas de judô e jiu-jitsu em um sistema de enfrentamento de três contra três. As lutas começam às 13 horas e o acesso a elas é livre, sem necessidade de apresentação de ingressos.

Segundo Isaque Barbosa, representante do Instituto Bushidô, a ideia de organizar esta competição surgiu da necessidade de promover o esporte, além de “lançar propostas democráticas de campeonatos que prestigiem os atletas, proporcionem uma esfera competitiva de qualidade e, assim, façam o ciclo esportivo universitário se movimentar.”

Cursando o último ano do Mestrado em Economia, Matheus Gaglianone é um dos nomes confirmados na delegação da Atlética Monetária. Ele comenta que iniciativas como a deste torneio têm um papel positivo na vida do universitário: “Os eventos esportivos em nível universitário melhoram a integração entre os estudantes e estimulam a prática de atividades físicas e até mesmo a preparação psicológica. Entre os benefícios, cito ainda a melhora da concentração e da autoestima.”

Festival

“Lançar um novo conceito de evento jovem, que proporcione uma atmosfera de experiências construtivas na interação do público entre si e com as expressões artísticas.” É com estas palavras que Isaque Barbosa resume o principal objetivo do Festival Cultural Bushidô Fest.

O evento ocorre a partir das 18h e reúne diversas experiências artísticas para o público, como desafio de grafite, tenda de dança, dois palcos com atrações musicais, alameda gastronômica e exposições de arte com fotografia, poesia e ilustrações.

Andressa Alves irá utilizar o seu espaço para expor esculturas em formas de vasos artesanais e com plantas, trabalho ao qual se dedica há um ano. Para a arquiteta, o festival é uma forma de “permitir a interação dinâmica de várias outras áreas da gastronomia e do meio artístico uberlandense”. Os ingressos para esta parte da programação podem ser retirados junto às Atléticas da UFU ou pelo site Ingresso Live.

Promotor

O Instituto Bushidô é uma organização sem fins lucrativos, cujo foco principal é rodar um modelo de gestão que mantém de forma independente vários projetos sociais vinculando dois espaços: o esporte e a universidade.

Surgido no início de 2017, uma de suas propostas principais é organizar eventos beneficentes que incorporem as suas ideias e ampliem o seu alcance. Além disso, ele apoia o esporte gratuito e com qualidade para os alunos da universidade, por meio de programas de treinamento de judô e jiu-jitsu, em diferentes turmas. Para mais informações, acesse a página do Instituto Bushidô no Facebook.