12/11/2018 - 17:55 - Atualizado em 12/11/2018 - 17:56
UFU recebe representantes da Austrália
Cooperação é resultado de programa de internacionalização
Marco Cavalcanti

A aproximação entre os cientistas da UFU e da Austrália decorre da aprovação do Programa Institucional de Internacionalização (foto: Milton Santos)

Na tarde desta segunda-feira, 12/11, a Universidade Federal de Uberlândia deu mais um passo em direção à internacionalização da instituição. Pesquisadores e gestores da universidade receberam três representantes do governo da Austrália para costurar um acordo de cooperação.

A parceria poderá resultar em uma missão técnica, em 2019, para a UFU conhecer o sistema de pós-graduação e graduação da Austrália. “Se as negociações caminharem bem, o governo da Austrália fará todo o custeio de um representante da UFU, e um pesquisador, em um tema que eles nos indicarem. Serão em torno de 120 dias para o desenvolvimento [de pesquisas] em algum dos laboratórios das universidades australianas”, revela o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

A aproximação entre os cientistas da UFU e da Austrália decorre da aprovação do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC).

“O PrInt, além de possibilitar um aporte de aproximadamente R$ 13 milhões do Governo Federal, via Capes, também possibilitou que a UFU fosse requisitada para firmar parcerias. Isso é fundamental dentro da nossa organização de internacionalização”, comenta Carvalho.

Os australianos conhecerão, na manhã desta terça-feira, 13/11, os laboratórios da UFU. À tarde, participarão de uma reunião do grupo gestor do PrInt para fazer a apresentação e manter um processo de interação com as áreas de pesquisa da universidade.

Os programas de pós-graduação que fazem parte do Capes-PrInt na UFU são 16: Economia, Administração, Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Estudos Linguísticos, Geografia, Educação, Odontologia, Química, Física, Engenharia Química, Genética e Bioquímica, Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica e Engenharia Elétrica.

Saiba mais sobre o PrInt

UFU é aprovada em programa de internacionalização da Capes