06/12/2018 - 17:18 - Atualizado em 06/12/2018 - 17:42
Projeto leva diversidade cultural ao Campus Umuarama
Shows com bandas e DJs, poesia e exposição artística estão entre as atrações do Apropria Umuarama
Nasser Pena

O projeto "Apropria Umuarama" é uma iniciativa artística cultural de reapropriação dos espaços da universidade pelos estudantes. O evento é realizado por estudantes de diversos cursos em parceria com as Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Diretoria de Cultura (Dicult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O festival acontece dia 15 de dezembro às 15h, ao lado do Bloco 2D no Campus Umuarama (no pátio da antiga delegacia da Polícia Civil).

A ação tem como objetivo trazer o estudante para o campus com uma perspectiva diferente da de participar apenas das aulas e dos estágios. Além disso, o evento tem o intuito de provocar nos discentes o reconhecimento do ambiente universitário como um território cultural e artístico, onde possam ser realizadas atividades multidisciplinares, multiculturais, de extensões e abertas à comunidade. No evento são utilizadas inúmeras artes urbanas como, por exemplo, o graffiti, stencil, lambe-lambe, rap, street dance, poesia de rua.

O Apropria Umuarama é um evento realizado desde 2016 por alunos de graduação em Ciências Biológicas e membros do Diretório Acadêmico Charles Darwin em parceria com alunos de outros cursos como Psicologia, Biotecnologia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Artes, e Tradução. Ao longo desses anos foram realizadas oficinas, atividades culturais como shows, performances, apresentações de danças, peças de teatro, exibições de filmes e rodas de conversas.

Para consultar mais informações, basta acessar o evento no Facebook, a página do Apropria Umuarama ou o site do projeto.