23/01/2019 - 10:37 - Atualizado em 23/01/2019 - 17:20
UFU mantém selo conferido pela OAB nacional
Universidade Federal de Uberlândia constou nas listas de todas as seis edições da avaliação quadrienal realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Distinção será entregue numa cerimônia em Brasília, no próximo dia 30
Hermom Dourado

Arte: Francisco Junior/UEMG

Desde 2001, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove uma avaliação periódica visando a atestar a qualidade do ensino jurídico no país. Naquela, que foi a primeira edição do "Selo OAB Recomenda”, apenas 52 dos 243 cursos de Direito analisados por uma comissão especial do órgão foram aprovados, com base em critérios como nível das bibliotecas, existência de centros de pesquisa, núcleos de prática forense, laboratórios de informática jurídica e instalações físicas das faculdades. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi uma das instituições presentes na lista das que receberam a distinção e este feito se repetiu nas outras cinco oportunidades em que o selo foi conferido.

A cerimônia de entrega da 6ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda – “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira” ocorre na próxima quarta-feira (30/01), às 14 horas, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília. Representando a UFU na solenidade, estarão presentes o reitor, professor Valder Steffen e o diretor da Faculdade de Direito, professor Helvécio Damis de Oliveira Cunha.

De acordo com o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, esta iniciativa tem colaborado para o aprimoramento do processo de formação acadêmica dos futuros profissionais a área e o selo é conferido somente a instituições de educação superior cujo curso de graduação em Direito apresente alto padrão: “Graças aos resultados positivos obtidos pelos cursos de Direito contemplados com a premiação, o Selo de Qualidade da OAB é concedido como orientação para a sociedade e como incentivo de melhoria para outras instituições, buscando a elevação do padrão do ensino jurídico brasileiro em prol da defesa do Estado Democrático de Direito.”