27/02/2019 - 11:50 - Atualizado em 27/02/2019 - 11:53
Alunos da UFU obtêm destaque em competições tradicionais de matemática
Lucas Damaso e Mateus Marra foram premiados em provas com questões desafiadoras
Hermom Dourado

Primeira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática foi realizada em 1979. (Imagem: Divulgação/OBM)

Prestes a iniciarem o sétimo período do curso de Matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os estudantes Lucas Amaral Damaso e Mateus Ribeiro de Souza Marra constam nas listas de premiados recém-divulgadas por duas tradicionais e difíceis competições da área. Eles receberam menções honrosas, respectivamente, na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática – Nível Universitário (OBM Universitário) e na 21ª Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU).

Professor de ambos, Luis Renato Gonçalves Dias explica que estas olimpíadas contêm questões desafiadoras que estimulam o pensamento criativo entre os estudantes e que buscam descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos e matemáticas profissionais e instituições de pesquisa em matemática de alto nível. “Alguns dos objetivos nestas competições são identificar os que possuem especial interesse e habilidade matemática, fomentar relações de amizade e cooperação, além de criar oportunidades de intercâmbio de informação sobre programas de estudo e ensino da matemática universitária”, enumera.

Lucas e Mateus são colegas de turma na UFU. (Fotos: Arquivos pessoais)

Informações gerais

A OBM é uma competição para estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil e realizada em conjunto pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Mais de 1000 alunos dos ensinos fundamental, médio e universitário disputaram a última fase da 40ª edição do evento, cujas provas foram realizadas nos dias 13 e 14 de novembro de 2018. Confira a lista de premiados.

Já a OIMU é uma competição internacional da qual participam representantes de 10 países da América Latina, Espanha e Portugal. No total, 10 brasileiros foram premiados na última edição do evento, realizada em novembro do ano passado – uma medalha de ouro, duas de prata, quatro de bronze, além de três certificados de menções honrosas. Mateus Marra foi o único estudante de instituição mineira presente na lista de vencedores.