Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

22/02/2019 - 16:48 - Atualizado em 25/02/2019 - 17:44
Pesquisador em Engenharia Aeroespacial toma posse como presidente do CNPq
Entre os desafios está a redução no orçamento da entidade
por Autor: 
Fabiano Goulart

 

 

Novo presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo (esquerda) e reitor da UFU, Valder Steffen Jr, na solenidade de posse em Brasília, nesta sexta-feira, 22 (Foto: divulgação)

 

Com informações da Agência Brasil

 

Com o desafio de administrar com um orçamento reduzido em quase R$ 300 milhões - em comparação ao executado em 2018 -, tomou posse, na manhã desta sexta-feira (22), o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo. Pesquisador em Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – a modalidade de mais alto nível da instituição – Azevedo é pesquisador titular do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em seu discurso, o novo presidente enfatizou que os cortes no orçamento podem ameaçar o pagamento de bolsas a pesquisadores e disse que outro desafio é o de trabalhar com uma equipe que tem ficado mais enxuta ao longo dos anos. “Vemos uma perda constante de pessoas, principalmente por aposentadorias. A cada dia temos que fazer mais com menos pessoas. As áreas técnicas e administrativas estão estressadas no limite e é urgente recompor o quadro de funcionários”, disse o pesquisador na cerimônia de posse em Brasília.

Para o reitor da UFU, Valder Steffen Jr, que participou da solenidade, Azevedo tem muita sensibilidade com as questões da ciência, da tecnologia e da inovação. “O Dr Azevedo destacou que sem a ciência básica, não se chega à tecnologia, não se chega à inovação”, disse Steffen Jr. Ainda de acordo com o reitor da UFU, o novo presidente do CNPq destacou a importância do trabalho conjunto das universidades. “Ele disse que conta com o esforço, com o trabalho e com o talento dos pesquisadores e das pesquisadoras brasileiras nesse novo momento. O CNPq está em ótimas mãos”, concluiu Steffen.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal