26/03/2019 - 07:47 - Atualizado em 26/03/2019 - 08:10
Biblioteca recebe óculos com microcâmera para leitura
Equipamentos adquiridos com verba doada pelo Ministério Público fazem parte de projeto de acessibilidade
Marco Cavalcanti

Valder Steffen e Onésio Amaral destacaram a inclusão na universidade (foto: Marco Cavalcanti)

O Sistema de Bibliotecas (Sisbi) da UFU recebeu nesta segunda-feira, 25/03, três unidades de óculos equipados com microcâmera inteligente. O dispositivo - que pode ser acoplado em hastes de qualquer óculos - reproduz em áudio textos em português, inglês ou espanhol.

O equipamento vai ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual ou outras limitações, como a dislexia, por exemplo, ao acervo da biblioteca. Desenvolvido em Israel, ele é capaz de reconhecer pessoas, placas e fazer a leitura de códigos de barra.

A aquisição faz parte do projeto de tecnologias assistivas em desenvolvimento pelo Sisbi e foi financiada com verba oriunda de Termos de Ajustamento de Conduta celebrados pelo Ministério Público Federal. Cada equipamento teve custo de R$ 16.900,00.

O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, destacou que o Ministério Público “demonstra muita sensibilidade com a questão da inclusão” na universidade.

O reitor revelou que a biblioteca vai criar um espaço especial para o atendimento de pessoas que têm alguma limitação visual. O projeto-piloto já está pronto e os recursos - também oriundo de TAC -, já foram repassados para a UFU.

O serviço vai reunir equipamentos de tecnologia assistiva e funcionará no primeiro andar da Biblioteca Central. A intenção da universidade, no entanto, é expandir o atendimento especializado para outros campi.

“A doação desses óculos por meio de TAC é, na verdade, mais um passo no processo de inclusão democrática, que nós estamos trabalhando, que é dever do Ministério Público e que a UFU realiza tão bem”, resumiu o procurador federal de Uberlândia, Onésio Soares Amaral.

Os óculos estarão disponíveis para o público após um período de treinamento dos servidores que fazem o atendimento na Biblioteca Central, no Campus Santa Mônica.