17/05/2019 - 11:03 - Atualizado em 17/05/2019 - 12:21
Painel na UFU debate cenários e desafios da mineração no Quadrilátero Ferrífero
Evento ocorre na tarde da próxima segunda-feira (20/5) e promove discussão sobre as questões econômicas, ambientais e sociais que se apresentam após os desastres nas barragens em Mariana e Brumadinho; inscrições são gratuitas e ainda estão abertas
Hermom Dourado

Rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, resultou em 240 mortes confirmadas; 32 pessoas ainda seguem desaparecidas. (Foto: Vinícius Mendonça/Ibama)

A indústria extrativa mineral representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, ao passo que na média nacional esta contribuição é de 22,5%. Apesar da importância da atividade extrativista e dos apregoados benefícios econômicos para as localidades onde está instalada a indústria da mineração, têm-se ampliado os problemas decorrentes da sua questionável forma de gestão e relacionamento com o ambiente local. Isto ficou ainda mais evidente com os episódios de rompimentos de duas barragens da empresa Vale S.A. – respectivamente, em novembro de 2015 e janeiro de 2019 –, que deixaram um saldo de mais de 300 mortos e prejuízos incontáveis na fauna e flora da região.

É neste contexto marcado pela contradição – entre a importância econômica da atividade extrativa e os problemas socioambientais decorrentes – que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove o painel “Mineração no Quadrilátero Ferrífero: cenários e desafios econômicos e de governança pós-rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho” na próxima segunda-feira (20/5), às 16 horas, no Auditório do Bloco 5S do Campus Santa Mônica.

O painel é a atividade escolhida como pré-evento do 10º Congresso Bienal do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE), organizado pela Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) e cujo tema central é “As Pessoas e as Organizações em um Mundo Complexo e Competitivo”. Estão confirmados os seguintes debatedores: Renato Ciminelli (Geepark Quadrilátero Ferrífero), Érico Soriano (pós-doutor do Instituto de Geografia/UFU), Hudson R. Lima (Escola de Educação Básica/UFU), João Augusto Hilário (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais) e Felipe de M. Russo (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via internet – clique na imagem abaixo –, mas as vagas são limitadas.