Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

15/05/2019 - 23:18 - Atualizado em 20/05/2019 - 16:11
Trabalho coordenado pela UFU traça perfil de universitários
Andifes realiza entrevista coletiva para apresentar V Pesquisa do Perfil do Graduando das Universidades Federais e painel dos cortes orçamentários
por Autor: 
Portal Comunica
Por: 
Andifes

 

 

Você sabe como é constituída a comunidade de graduandos das Universidades Federais Brasileiras? É isso que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) apresentam na próxima quinta-feira (16).

Durante quatro meses, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, com a participação de especialistas de outras universidades, coletou informações dos estudantes da graduação das 63 universidades federais. Foi um processo que envolveu, além de mais de 420 mil estudantes, diretamente, toda a comunidade acadêmica, em um levantamento de dados que vão desde o perfil básico, como gênero, raça e idade, até os caminhos percorridos pelos graduandos a partir da educação básica. Após o término dessa fase, os questionários foram minuciosamente analisados pelos pesquisadores, durante cerca de seis meses.

A pesquisa aprofunda em informações como perfil familiar, renda, vulnerabilidade, a vida do estudante, entre outras características e informações que definem o perfil socioeconômico dos graduandos.

O presidente da Andifes, reitor Reinaldo Centoducatte (UFES), explica que o resultado da pesquisa é um importante instrumento que poderá auxiliar na formulação de políticas públicas para todos os brasileiros. “Como tudo que as universidades federais fazem, essa pesquisa é de interesse nacional, do Governo Federal e do Ministério da Educação, dos governos estaduais, do Congresso Nacional, de estudiosos, e de todos aqueles que tenham interesse. A pesquisa corrobora o papel social das universidades a serviço do Brasil, auxiliando políticas públicas e contribuindo para o crescimento do País.”

 

Painel dos Cortes

 

Na mesma ocasião, será apresentado o Painel dos Cortes, referentes ao contingenciamento orçamentário detalhado por universidade federal. A iniciativa faz parte da Transparência Andifes e reúne dados do Sistema Financeiro do Governo Federal (SIAF).

 

Serviço:

Dia: Quinta-feira, 16 de maio de 2019

Horário: Às 14h.

Local: Na sede da Andifes, em Brasília

(Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 1, Bloco K, nº 30, 8º andar – Edifício Denasa)

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal