23/05/2019 - 11:10 - Atualizado em 23/05/2019 - 11:22
UFU integra-se ao Consórcio Orcid
Adoção dos identificadores únicos para pesquisadores eleva visibilidade nacional e mundial dos trabalhos da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia
Hermom Dourado

Ingresso no Consórcio Orcid possibilita a racionalização do uso das bases de dados para pesquisas. (Foto: Marco Cavalcanti)

Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (Sisbi/UFU) conta desde o final de 2018 com um sistema institucional, a Open Researcher and Contributor iD (Orcid). Trata-se da criação de identificadores digitais únicos para pesquisadores, o que favorece a identificação nacional e internacional deles e de suas produções, mesmo com a ocorrência de variações na forma de descrição para os nomes.

De acordo com a diretora do Sisbi, Fabiana de Oliveira Silva, a abrangência da Orcid é mundial e o perfil do pesquisador, bem como de sua produção científica e demais dados atuam como um currículo acadêmico internacional, contribuindo para a visibilidade das produções: “A aquisição deste sistema trouxe vários benefícios aos pesquisadores da UFU, sobretudo no tocante à padronização dos nomes, evitando a ambiguidade com os de outros pesquisadores. Outras vantagens são a garantia da identificação deles e sua afiliação nos trabalhos de sua autoria; redução do tempo na identificação da publicação de obra; permissão das instituições como editores, agências de fomento e outras instituições acompanhem a produção científica e trabalhos acadêmicos financiados por elas; a reutilização e integração de dados no Repositório Institucional da UFU, páginas da web da universidade, departamentos, grupos de pesquisa ou pessoal.”

Além disso, a Orcid possibilitou à instituição a integração de dados de produção biográficos ou outros diante da aprovação do pesquisador, fortalecendo a capacidade de ligar os dados com outras plataformas Orcid e serviços locais, como no Repositório Institucional UFU. Todos estes fatores também repercutiram no aumento da visibilidade da UFU internacionalmente.

Consórcio

O Consórcio Orcid foi lançado oficialmente há um ano, graças a um convênio firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), tendo a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como facilitador.

Objetivando racionalizar o uso das bases de dados existentes, a UFU integrou-se a este consórcio. “É o ponto de partida das ações que a nossa universidade precisava tomar em relação à sua integração internacional. Esse consórcio levará a internacionalizar os nossos pesquisadores, nossas informações, além de garantir que os dados passem por um processo de curadoria que respalde e permita o rastreamento de sua origem”, resume a diretora do Sisbi, acrescentando que a meta da instituição é continuar disseminando a cultura da inovação e acesso à tecnologia junto à comunidade acadêmica, contribuindo, assim, para a internacionalização das pesquisas que nela são realizadas.

>>> Saiba mais:

Infográfico demonstra a importância da Orcid

Vídeo explicativo (em Inglês)

Apresentação do Consórcio Orcid