08/07/2019 - 17:51 - Atualizado em 15/07/2019 - 11:47
Diretoria de Sustentabilidade inicia projeto de eficiência energética no Campus Santa Mônica
Medidas vão gerar 22,88% de economia em energia elétrica na UFU
Portal Comunica UFU
Diretoria de Sustentabilidade

A Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu), vinculada à Prefeitura Universitária (Prefe) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), deu início, no dia 2 de julho, à execução do projeto de Eficiência Energética do Campus Santa Mônica. O objetivo é promover o aumento da eficiência no uso da energia elétrica na UFU por meio da substituição de lâmpadas antigas e ineficientes por modelos modernos e econômicos e sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância de conhecer e contribuir com as ações de economia no setor.

Substituição de lâmpadas antigas por modelos mais eficientes vai gerar economia de 22,88% na conta de energia elétrica da UFU (Foto Milton Santos)

Serão trocadas todas as lâmpadas das áreas internas, como laboratórios, salas de aula, anfiteatros, etc. e externas – iluminação das áreas comuns, alamedas, áreas de esporte e lazer, estacionamentos, dentre outros – do Campus Santa Mônica. Os atuais modelos, com tecnologia ultrapassada e ineficientes, como as fluorescentes e halógenas, serão substituídos por lâmpadas de LED – ou “diodo emissor de luz”, em tradução livre para Light Emitting Diode –, opção mais moderna, econômica, durável e atóxica.

“Como essas lâmpadas têm de três a cinco anos de garantia, todas as substituições nesse período serão cobertas pelo fabricante, o que significa menos gastos ainda para a universidade”, afirma Nelson Barbosa, diretor de Sustentabilidade da UFU.

O projeto

Aprovado em chamada pública da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio do Edital nº 01/2018, no valor de R$ 3.775.660,13, o projeto tem a gestão financeira realizada pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) e é dividido em cinco etapas: diagnóstico, medição, execução, sensibilização e monitoramento. Todos os custos do projeto são financiados pela Cemig, desde o planejamento até o monitoramento.

“Este é o maior projeto já aprovado nos Editais de Eficiência Energética da Cemig, na Tipologia do Poder Público, que engloba instituições federais, estados municípios. O projeto da UFU representa 53% do valor destinado, sendo o maior dentre os projetos já aprovados nesta tipologia nos editais de Eficiência Energética da Cemig”, ressalta Barbosa.

Corredor interno do Bloco J, no Campus Santa Mônica, recebe lâmpadas de LED (Foto: Milton Santos)

Ao final serão substituídas 31.004, durante os três meses de execução do projeto. A previsão de redução de gasto de energia pela UFU é de 22,88%. “Novos projetos estão em desenvolvimento para submissão aos novos editais da Cemig, visando contemplar paulatinamente todos os campi da UFU”, conclui Barbosa.