02/08/2019 - 10:20 - Atualizado em 06/08/2019 - 15:08
Biblioteca abre Espaço de Tecnologias Assistivas
Sala dotada de equipamentos voltados a melhorar condições de acessibilidade foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 5/8
Hermom Dourado

Uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador Onésio Soares Amaral, viabilizou a montagem do Espaço de Tecnologias Assistivas, localizado no primeiro andar da Biblioteca Central Santa Mônica. A sala especial é aberta à utilização tanto de membros da comunidade acadêmica quanto do público externo e demandou investimentos de aproximadamente R$ 100 mil, obtidos via Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o MPF e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).

O novo espaço foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 5, com a presença do reitor Valder Steffen Júnior. Coordenador da Divisão de Atendimento ao Usuário (Diaus), Paulo de Assis da Cunha cita alguns dos equipamentos que a biblioteca está passando a disponibilizar: “Temos mesa mais baixa para cadeirantes, computadores dotados de programas para acessibilidade, uma linha braile para a leitura direta dos livros, três óculos inteligentes, scanner e outros itens pequenos, como, por exemplo, teclado com letra expansiva e mouse adaptado para pessoas com pouca mobilidade nas mãos.”

Ainda de acordo com o coordenador, a possibilidade de oferecer melhores condições às pessoas com deficiências é uma grande conquista para a UFU e reforça o caráter público e social da universidade. “Podemos resumir como a tecnologia aliada à inclusão e ao conhecimento. É parte do nosso esforço para criar uma difusão da produção intelectual e promover o acesso à informação a todos os perfis de público”, enaltece.