16/08/2019 - 15:43 - Atualizado em 19/08/2019 - 09:25
Duo de Violoncelo e Violão apresenta repertório de Música de Câmara Brasileira
Projeto visa a fortalecer a arte produzida por agentes culturais da UFU
Gabriela Francis

A proposta cultural “Duo de Violoncelo e Violão: explorações sobre o repertório de Música de Câmara Brasileira", uma ação contemplada pelo Programa Institucional de Apoio à Cultura (PIAC-Estudantil) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), se apresenta em cinco cidades. O projeto acontece em Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba, São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 15 de agosto a 12 de setembro, e tem o intuito de promover a música brasileira, com a utilização da pesquisa e do estudo orientado do repertório de Música de Câmara.

O projeto visa a fortalecer a arte e a cultura produzidas por agentes culturais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e levar a produção do curso de Música para os outros campi, ampliando o acesso de estudantes, professores, técnicos e a comunidade em geral a atividades artísticas. A proposta também é levar a produção artística de estudantes da UFU para os grandes centros culturais, como São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto potencializa não só a formação dos estudantes que compõem o duo, como também a divulgação do trabalho desenvolvido na universidade.

O duo é composto pela violonista Ana Clara Guerra e o violoncelista Déverson Correia e propõe a gravação de vídeos com a performance do duo de três obras selecionadas deste repertório, que estão sendo estudadas com a orientação dos professores do curso de Música.

O projeto teve sua primeira apresentação em Uberlândia na última quinta-feira, 15, no Campus Umuarama, Bloco 4k, e terá as próximas apresentações nos dias 16 de agosto e 5 de setembro, na sede do Coral da UFU e na Sala Camargo Guarnieri,  respectivamente.

Uberlândia:

15 de agosto, 10h - UFU Campus Umuarama, Bloco 4K

16 de agosto, 19h30 - Sede do Coral da UFU (Av. Duque de Caxias, 285)

05 de setembro, 19h - UFU Campus Santa Mônica, Sala Camargo Guarnieri, Bloco 3M

Patos de Minas

04 de setembro, 16h30 - Auditório do Prédio dos Pavonianos

Ituiutaba

06 de setembro, 16h30 - UFU Campus Pontal, Auditório II

São Paulo

10 de setembro, 17h - EMESP, Auditório Largo General Osório, 147

Rio de Janeiro

12 de setembro, 19h30 - UNIRIO, Salão Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436)